Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/06/2019 às 07h30min - Atualizada em 17/06/2019 às 07h30min

Mais uma biografia de Dom Pedro Casaldáliga é lançada na UFMT

O evento contou com uma conferência com Ana Helena Tavares, jornalista e autora da biografia, uma mesa redonda com a apresentação de trabalhos sobre a obra poética de Pedro Casaldáliga e o lançamento da obra

Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA / AGUA BOA NEWS
Dom Pedro e a jornalista Ana Helena Tavares. (Foto: Arquivo pessoal)


Escrita pela jornalista Ana Helena Tavares, a biografia “Um bispo contra todas as cercas: a vida e as causas de Pedro Casaldáliga” foi lançada nesta quarta-feira (12) no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A obra é resultado de quatro anos de trabalho.

Segundo entrevista dada às ‘Comunidades Eclesiais de Base do Brasil’ (Cebs do Brasil), pela própria autora, em abril de 2019, o livro surgiu depois de uma viagem que Ana fez a São Feliz do Araguaia em setembro de 2011, quando fazia uma série de reportagens para o site “Outras Palavras”, que depois foram publicadas no livro “O Problema é ter Medo do Medo”, sobre a Ditadura Militar.

Depois deste primeiro contato, a jornalista decidiu fazer a biografia, trabalho que durou de 2015 até o final de 2018. “Pedro é uma pessoa que volta todas as causas ligadas aos direitos humanos, e ele falou no meu ouvido, antes de eu sair, a primeira vez que eu fui em 2012, ele falou uma coisa que muito me marcou, e que eu acho que ele acostuma a falar para todo mundo, que é nunca se esqueça das causas da vida. Então, eu vim com essa intenção de não me esquecer das causas da vida, e aí decidi fazer essa biografia. A história realmente é essa, é a história de uma repórter que foi entrevistar um bispo para um projeto sobre a Ditadura Militar, e se apaixonou pela história de vida desse bispo e resolveu escrever a história dele, fazer a biografia dele”, afirmou a jornalista.

O lançamento em Cuiabá foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da UFMT. O evento contou com uma conferência com Ana Helena Tavares, jornalista e autora da biografia, uma mesa redonda com a apresentação de trabalhos sobre a obra poética de Pedro Casaldáliga e o lançamento da obra.

“Um bispo contra todas as cercas” conta a história de Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT). O religioso catalão, alinhado com a Teologia da Libertação, chegou ao Brasil em 1968, aos 40 anos, e nunca mais voltou à Espanha. O livro traça sua trajetória com foco nas causas que abraçou, tais como: educação laica, mista e libertadora; Reforma Agrária; erradicação do trabalho escravo; reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.

Foram muitas as dificuldades contra as quais lutou, notadamente na ditadura militar, quando sofreu repressão, cesura e foi quase expulso do Brasil. Mesmo depois disso, continuou ameaçado de morte. Trata-se da biografia de um homem perseguido, mas não amargurado. Um poeta que sabe fazer versos com a dor e transformá-la em ação.

O evento foi organizado pelos docentes do PPGEL em parceria com os professores do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Nesta semana, a obra foi lançada em Tangará da Serra na segunda-feira (10) e na terça-feira (11), em Cáceres.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »