07/06/2019 às 23h03min - Atualizada em 07/06/2019 às 23h03min

Alunos de Pedagogia da Unicathedral apresentaram peça teatral “A mão e a Luva”

Michele Faifer, Unicathedral
ARAGUAIA NOTÍCIA
Na noite de terça-feira (4/5), acadêmicos do 1º semestre do curso de pedagogia, realizaram a peça teatral “Machado de Assis na contemporaneidade: A mão e a Luva”. O evento foi realizado no espaço cultural do bloco II do UniCathedral, sob a orientação das professoras Elizabeth Botelho de Cedro, Elissandra Gouveia e Michele Reis.

As atividades do projeto interdisciplinar da peça teatral, aconteceram em diferentes etapas: nas aulas das disciplinas envolvidas, com a leitura da obra e seminário para discutir a contextualização histórica do livro; por meio da organização de grupos para as dramatizações, oficinas de confecção de cenário e vestimentas; e por meio de oficinas para aprender a falar em público.

Segundo a professora Elissandra Gouveia, a elaboração deste projeto visa a análise e a dramatização como algo importantíssimo durante o processo de aprendizagem, leitura e de desenvolvimento de habilidades. “Por meio da encenação de peças teatrais, os acadêmicos conseguem desenvolver o hábito da leitura e utilizar o aprendizado adquirido no exercício da docência. Uma vez que, a instituição preza em formar profissionais comprometidos e críticos”, afirmou a professora Elissandra Gouveia.

“A obra permite o uso de múltiplas linguagens, de forma que os acadêmicos consigam compreender as diversas determinações que envolvem o contexto histórico da obra. O intuito é apresentar aos alunos um contexto cultural, que desperte neles valores importantes por meio do teatro”, complementou a professora Elizabeth Botelho de Cedro.

Sobre a escolha da obra literária, a professora Michele Reis comentou: “escolhemos essa obra devido ser um clássico da literatura brasileira, por retratar as questões sociais e pela a estrutura do texto. A obra do Machado de Assis permite a realização de várias leituras do seu contexto, além de envolver conceitos que unem três disciplinas, colaborando para uma aprendizagem efetiva”.

“Como podemos observar, as atividades realizadas incorporam a formação global do acadêmico e são propostas já no início do curso. O objetivo é promover a interação da turma ingressante e fazer com que os alunos vençam as barreiras de expressar-se verbalmente em público, o que é um exercício diário para nós professores”, finalizou a coordenadora do curso de pedagogia, Elisiane Tolio.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »