Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
18/05/2019 às 07h23min - Atualizada em 18/05/2019 às 07h23min

Avenida Beira-Rio de Barra do Garças é aprovada em Brasília e obras podem ser licitadas; VEJA VÍDEOS

Mais da metade dos recursos garantidos são de emenda do senador Wellington Fagundes, que anunciou a liberação em Plenário

Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA
Assessoria


As obras de revitalização da Avenida Beira Rio, em Barra do Garças,  já podem ser licitadas pela Prefeitura Municipal. A homologação do projeto pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aconteceu na quinta-feira, 16, e foi comunicada ao senador Wellington Fagundes (PR-MT), que levou o feito para conhecimento da população, em pronunciamento nesta sexta-feira, 17, no plenário do Senado, durante sessão que contou com a presença da secretária de Turismo do município, Mônica Porto.

A aprovação, segundo o senador, oficializa os recursos necessários para as obras – grande parte assegurados por meio de emenda ao Orçamento da União. Ao todo, serão executados, de acordo com o projeto, 3 mil metros de parque linear às margens do Rio Garças, composto de pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, pontos de contemplação, quiosques, pontos de pesca. Essa avenida passa pelo Porto do Baé, ponto de lazer que atrai inúmeros turistas.

“Toda Barra do Garças, com certeza, festejará essa obra” – disse o senador, acreditando que as inaugurações possam ocorrer em pouco mais de um ano. Ao todo, a obra está orçada em R$ 13 milhões, dos quais, mais da metade é proveniente de emenda parlamentar de Wellington.  

Ao apresentar o comunicado da aprovação do projeto, Fagundes destacou que a obra representa “um sonho acalentado”, e destacou ainda sua alegria por ter sido partícipe da iniciativa. Também, da tribuna, cumprimentou o prefeito Roberto Farias e o vice-prefeito Wellington Marcos que, segundo ele, “nunca desanimaram ante as dificuldades da burocracia” e que foram “firmes e determinados, fazendo a coisa certa”.

O republicano aproveitou para exaltar as belezas da cidade e da região do Araguaia. “Barra do Garças é a cidade onde temos o encontro do Rio Araguaia com o Rio Garças, em três cidades: Barra do Garças, Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e Aragarças, em Goiás”. Também convidou demais senadores e os brasileiros que assistiram ao pronunciamento pela TV Senado e pela Rádio Senado a conhecerem o município.

Além da obra, Barra do Garças deverá receber, no decorrer dos próximos dois anos, algo em torno de R$ 35 milhões em investimentos para obras de ampliação do seu aeroporto, que conta com capacidade de operação para aeronaves de grande porte. Na quinta-feira, também foi assinada pela Secretaria de Aviação Civil a outorga do aeródromo para a Prefeitura Municipal. Os recursos programados sairão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Aviação Regional.  Segundo Wellington, o aeroporto será “fundamental e estratégico” para Mato Grosso, já que a cidade está localizada a 500 quilômetros de Cuiabá.

BOLSONARO NO ARAGUAIA - No dia 5 de junho a cidade deve receber a visita do presidente Jair Bolsonaro para o lançamento do projeto “Salve o Rio Araguaia”. Este é um programa ambiental desenvolvido em conjunto pelos Estados de Mato Grosso e Goiás. Ao confirmar a visita do presidente, Fagundes destacou que o programa prevê o plantio  de 10 mil hectares de árvores nativas às margens do Rio Araguaia e do Rio Garças, objetivando a recuperação e manutenção desses rios. Segundo o republicano, Bolsonaro deve aproveitar para visitar outras importantes obras de infraestrutura na região, como é o caso do contorno viário da cidade.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS – Além da visita do presidente Jair Bolsonaro, Barra do Garças passou a integrar o calendário esportivo nacional. Este ano, a cidade receberá uma etapa do Rally dos Sertões, no mês de agosto. “Esse evento tem uma cobertura internacional da imprensa, e, com toda a certeza, ajudará a fomentar ainda mais o turismo local de aventura na região do Araguaia” – salientou.

Também, entre os dias 19 e 23 de junho, Barra sediará o 22º Motorcycle do Araguaia. “Já é o 22º ano de um evento que reúne milhares de pessoas de todo o Brasil, que lá sempre vão, exatamente pela riqueza turística da região”, celebrou Fagundes. Ele disse ainda que o local onde se desenvolverá toda a programação possui uma área para shows com capacidade para dez mil pessoas e uma estrutura impecável.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »