30/04/2019 às 22h05min - Atualizada em 30/04/2019 às 22h05min
Suspeito de assassinar coronel em 2015 durante assalto é preso em sítio em MT
Jonas da Silva dos Santos, de 20 anos, estava com a prisão decretada. Helton Vagner Martins, de 39 anos, foi baleado em casa durante uma tentativa de assalto na casa dele
ARAGUAIA NOTÍCIA
Alessandro Gomes, TV Centro América
Tenente coronel da PM foi morto em Sinop — Foto: Arquivo pessoal O suspeito de assassinar o tenente coronel da Polícia Militar Helton Vagner Martins, de 39 anos, a tiros, em 2015, foi preso nessa segunda-feira (29) em um sítio na estrada Adalgisa, em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, Jonas da Silva dos Santos, de 20 anos, estava com a prisão decretada.
O PM foi baleado em casa durante uma tentativa de assalto na casa dele no dia 8 de agosto de 2015. Os tiros atingiram o tórax e cabeça de Helton. A mulher dele também foi baleada.
Segundo as investigações, Jonas seria o responsável pelo latrocínio e teria praticado outros crimes, como tráfico de drogas.
O suspeito foi encaminhado à delegacia e aguarda audiência de custódia que será realizada ainda nesta terça-feira (30). Depois da audiência, ele deve ser encaminhado ao presídio Ferrugem.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Helton atuava havia sete anos no município e tinha 22 anos de carreira como PM do estado.
O crime
No dia do crime, o coronel foi abordado na porta da casa dele por criminosos, quando lavava o carro no Bairro Jardim Maringá, em Sinop. Os bandidos levaram o PM e o filho dele para dentro da casa e um dos assaltantes teria reconhecido o policial e mandado o comparsa atirar.
O PM e a mulher dele foram atingidos pelos tiros. Já o filho do casal não foi ferido.
À época, três menores de idade foram apreendidos e jovem foi preso suspeito de envolvimento com o crime.