Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/04/2019 às 08h53min - Atualizada em 28/04/2019 às 08h53min

Roberto Farias assina carta de intenção para transformar Barra do Garças em município sustentável

ARAGUAIA NOTÍCIA
Secom-BG


O prefeito Roberto Farias assinou nesta sexta-feira (26), uma carta de intenção com instituições públicas e privadas para a transformação de Barra do Garças em um município sustentável economicamente. A assinatura do documento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, reunindo representantes de várias instituições e entidades que serão parceiras no desenvolvimento do projeto final.

A carta de intenção faz parte do Plano de Desenvolvimento Municipal PCI (Produzir, Conservar e Produzir), que visa desenvolver ações para a implantação de uma política sustentável nas propriedades rurais do município. O plano, como se refere a nomenclatura, será norteado por três eixos centrais: produzir, conservar e incluir, com uma quarta vertente voltada ao ecoturismo.

O prefeito Roberto Farias ressaltou a importância do projeto que tornará Barra do Garças o primeiro município de Mato Grosso a instituir uma política sustentável. Segundo ele, desde 2013 a cidade vinha sendo preparada para esse momento histórico. “Preparamos Barra do Garças para grandes investimentos empresariais e agora as atenções estão centradas para as grandes, médias e pequenas propriedades, e sitiantes, que terão uma atenção especial com esse projeto que poderá explorá-las de forma ecologicamente correta”.

Roberto Farias observou que a implantação do PCI mostrará que é possível explorar o potencial existente em Barra do Garças sem destruir o meio ambiente. “O município possui um grande potencial ainda inexplorado. Num raio de 200 km existem mais de mil cachoeiras e queremos aproveitar esse manancial, fomentando o ecoturismo de forma sustentável, sem agressão a natureza”, destacou.

Na oportunidade, representantes da Estratégia PCI, The Nature Conservancy (TNC), Iniciativa para o Comércio Sustentável IDH da Empaer-MT, Sema-MT, IDH, Câmara Municipal, instituições públicas e privadas, comunidades indígenas, assinaram a carta de intenção para a realização de um trabalho conjunto para a confecção do projeto que norteará as ações que serão implementadas no município de Barra do Garças nos próximos anos. Os parceiros vão se reunir para traçarem os objetivos a serem alcançados.

O que é o PCI

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural, Fabiano Dalla Agnol, o PCI de Barra do Garças se baseia em três eixos centrais, que são produzir: promover a integração pequenos, médios e grandes produtores nas cadeias produtivas; conservar: combater o desmatamento ilegal, apoiar a implantação do cadastro ambiental rural, promover técnicas de conservação de água e do solo, e estimular o saneamento ambiental rural; e incluir: expandir a assistência técnica especializada e extensão rural nos assentamentos, nas pequenas propriedades,  e nas aldeias indígenas, além de explorar o turismo rural de forma sustentável. 

O ato realizado na Câmara de Vereadores foi prestigiado pelo vice-prefeito Weliton Marcos, os secretários George Maia (Chefe de Gabinete), Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura); Mônica Porto (Turismo) e pelos vereadores João Rodrigues, presidente do Legislativo; Murilo Valoes, Geralmino Neto, Cléber Fabiano, Francisco Garrincha, Alex Matos, Gustavo Nolasco e representantes e convidados.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »