22/04/2019 às 07h16min - Atualizada em 22/04/2019 às 07h16min

Comunidade Xavante comemora Semana do Índio de 25 a 27 de Abril

ARAGUAIA NOTÍCIA
Samira Xavante, coordenadora do evento / Água Boa News
Nos dias 25, 26 e 27 de Abril acontecerá em Campinápolis (MT) o Dia da Consciência Xavante onde serão demonstradas atividades tradicionais, culturais e esportivas do povo xavante uma forma de mostrar a sociedade o que esse povo tem para manter viva a sua cultura principalmente com os jovens, buscando assim uma forma de diminuir o preconceito enfrentado no dia a dia.

No dia 25 será lembrada a participação dos indígenas que ocuparam a cadeira na câmara legislativa.

O povo Xavante participa do processo econômico de Campinápolis onde 60% são de Xavantes, a programação terá inicio no dia 26, com inicio das palestras educativas para as escolas, também foi construída uma réplica da oca tradicional xavante para a visitação dos alunos e a população.

 A abertura oficial do evento será no dia 26 ás 19h30 no ginásio municipal Otávio Eugênio Santana e no dia 27 será demonstrado práticas esportivas tradicionais, como luta corporal, corrida de tora, corrida 100 metros e danças culturais e para fechar o evento o tão esperado desfile Beleza Indígena Xavante onde serão apresentados as pinturas corporais e adereços, a trilha sonora do desfile será apresentando pelo cantor Miguélio Xavante.

O evento conta com o apoio da prefeitura municipal, câmara de vereadores e comércio local.

Organização : Comissão de Articulação Indígena.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.7%
75.2%