Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/07/2011 às 22h38min - Atualizada em 17/07/2011 às 22h38min

Carvoarias são fechadas no Araguaia

Olhar Direto
Tv Serra Azul

Três carvoarias da região do Araguaia foram fechadas por fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) por funcionarem sem licença ambiental. O embargo foi realizado na semana passada, mas só foi anunciado nesta semana pela diretora substituta da Sema, Dejane Ribeiro.

São duas carvoarias de Pontal do Araguaia e uma de Tesouro que operavam sem licença e em desacordo com a legislação ambiental. A equipe da Sema mostrou o material apreendido cerca de 550 sacas de carvão.

Os fiscais lacram os fornos e autuaram os proprietários das carvoarias que terão agora um prazo de noventa dias para entrarem com o processo de licença ambiental que vai depender de projeto técnico para funcionamento.

Outra falha gravíssima cometida pelas carvoarias fechadas é com relação à origem das lenhas utilizadas para produção de carvão que não foi mencionado e por isso houve o embargo. Dejane lamentou também as condições subumanas que os funcionários destas carvoarias estavam sendo submetidos na maioria mulheres e crianças.

A Sema tem intensificado o trabalho de fiscalização das carvoarias no Vale do Araguaia para evitar mais desmatamentos e uso irregular de lenhas para fabricação de carvões. As carvoarias fechadas pela Sema vendiam carvão no comércio da região e abasteciam também siderúrgicas no estado de Minas Gerais.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90