Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/04/2019 às 07h00min - Atualizada em 05/04/2019 às 07h00min

Federação confirma Festrilha 2019 e define agora calendário com o melhor das festas juninas

Assessoria / Olhar Alerta
ARAGUAIA NOTÍCIA
Festival de Quadrilhas do Araguaia (FESTRILHA) é o maior evento cultural consolidado do Estado de Mato Grosso. Durante os 4 anos de existência, sempre contou com a parceria do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Este ano não será diferente.

Na sexta-feira (29), em Cuiabá, a diretoria Executiva da Federação MatoGrossense de Quadrilhas Juninas, organizadora do Festrilha, reuniu-se com o Secretario Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, para definição do projeto junino para o ano de 2019, onde ficou definido que será mantido nos mesmo moldes dos anos anteriores.

O secretario destacou a importância da realização do festival, pois além de ser a preservação da cultura popular, gera uma economia criativa em todos os municípios que participam do festival, pois movimenta o comercio local.

Também ficou definido que o pagamento da ajuda de custo do ano de 2018 será prioridade para o Governo, assim que a casa civil liberar recursos, com previsão inicial para maio de 2019. Outro ponto acordado foi que o FESTRILHA deste ano será realizado nos meses de junho e julho se adequando ao calendário orçamentário do Estado.

No dia anterior, a diretoria da FMTQ esteve reunida com o Secretário de Cultura de Cuiabá, Senhor Francisco Vuolo, que na ocasião manifestou interesse em sediar a final do Festrilha na capital do Estado e solicitou o projeto específico até o dia 18 de abril. Nesse planeamento, além das atribuições normais do município, será incluído um roteiro turístico para as juninas finalistas terem a oportunidade de conhecer as belezas da capital, que nesse ano comemora seus 300 anos.

Marta Negrão, que esteve à frente do movimento junino nos últimos quatro anos, comemora eufórica o fato de que o aniversário de cinco anos da FMTQ está culminando com o apoio de dois secretários igualmente engajados e entusiasmados: O Secretário do Estado Allan Kardec empenhado na liberação do recurso junto ao Governo Do Estado e o Senhor Francisco Vuolo, Secretário Municipal de Cultura de Cuiabá se propondo a fazer o fechamento do festival em grande estilo realizando a etapa final na capital.

“Realizar a final do festival em Cuiabá é parte da meta inicial da nova gestão: tornar o movimento junino conhecido em todo Estado de Mato Grosso”, destacou a atual presidente Rosa Dilma. Ela disse ainda que sabe o desafio que é, tanto para a federação quanto para as juninas, realizar uma final em Cuiabá, mas desafio é o que nos move: “desafios esses que fica mais fácil quando se tem apoio das autoridades Municipais e Estaduais. Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto a vários Deputados que se mostraram muito atenciosos com o movimento, destacando o apoio do Deputado Estadual Dr. Eugênio e sua equipe que nos deram o suporte para o início da jornada do Festrilha 2019”, finalizou.

A partir de agora o trabalho fica todo por conta da FMTQ, que deverá reelaborar o projeto, definindo datas, polos e prefeitura que irá celebrar o convênio e demais detalhes para a realização do festival no ano de 2019.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90