Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/04/2019 às 06h53min - Atualizada em 04/04/2019 às 06h53min

Polícia Federal realiza 3ª fase da Operação da Saneago e cumpre 18 mandados em GO

Em outras fases, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-governador José Eliton e chegou a prender ex-gestores da estatal

G1 GO
ARAGUAIA NOTÍCIA


A Polícia Federal realiza a terceira fase da Operação Decantação nesta quinta-feira (4). De acordo com o órgão, estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em Goiânia e Inhumas. A ação, conforme a PF, investiga a existência de uma organização criminosa na Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) que seria especializada em fraudes de licitação.

Em outras fases, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-governador José Eliton e chegou a prender ex-gestores da estatal, além de pessoas que seriam sócias de empresas favorecidas pelo esquema. Todas foram soltas dias depois por determinação da Justiça.

Na Operação Decantação 3, participam 60 policiais federais. A PF também determinou o afastamento de dois servidores da Saneago.

Além das pessoas físicas, também são investigadas na terceira fase 11 empresas que prestaram serviços à Saneago. De acordo com a PF, elas são suspeitas de fraudar ao menos oito licitações em modalidades conhecidas como Carta Convite, além de 83 contratações feitas pela modalidade de dispensa de licitação, todas entre os anos de 2012 e 2018.

Investigação

Conforme a PF, o material apreendido na primeira fase da Decantação apontou que foram criadas empresas de fachada para participar das licitações. O resultado desses processos, eram, segundo a corporação, "fruto de ajustes entre os empresários participantes".

As investigações apontam que apenas quatro empresas realizaram 61 obras em Goiás entre 2012 e 2018.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »