Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/03/2019 às 16h19min - Atualizada em 27/03/2019 às 16h19min

Curso de Brigadistas e Primeiros Socorros é realizado em Barra do Garças pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros; VEJA VÍDEO

FRANCIS AMORIM / SECOM - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Edevilson Arneiro / Secom-BG


Instituições públicas municipais, estaduais e federais de Barra do Garças estão participando do 1º Curso de Brigadistas de Incêndio e Primeiros Socorros que está sendo realizado pela Defesa Civil do município e pelo Corpo de Bombeiros (25 a 29 de março). Aulas práticas e teóricas fazem parte da grade curricular que visam preparar pessoas para a prevenção de desastres naturais com a possível perda de vidas e bens materiais.

O curso visa também transformar Barra do Garças em uma cidade resiliente, com capacidade para absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, por meio da preservação e restauração de suas estruturas com ações efetivas de pessoas treinadas para esses fins.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Borges, cada órgão público enviou um representante, num total de 50 pessoas, para receber a capacitação necessário para atuar em casos emergências, quer seja em primeiros socorros ou combate a incêndio. “Com as noções básicas e práticas oferecidas pelos bombeiros, os brigadistas estarão habilitadas para o socorro de uma pessoa e também nas primeiras ações de combate e controle de incêndio”, afirma.


Os brigadistas estão sendo preparados também para serem multiplicadores sociais, pois, poderão, com os conhecimentos adquiridos, auxiliar não só a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, mas também a própria sociedade em estado de pânico em casos de desastres naturais.


As aulas teóricas estão sendo realizadas no auditório do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) e as práticas no quartel do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, na avenida Senador Valdon Varjão. “Queremos agradecer o apoio dos secretários George Maia, chefe de Gabinete, e Patrícia Saraiva, de Administração, Ida Madalena, Assistência Social e o Univar pela cessão do espaço e a emprensa extinfogo.Todos estão sendo importantes para a realização desse curso”, reconhece Paulo Henrique.

Instituições participantes

Câmara Municipal, Colônia de Pesca Z-9, Escolas Municipais Arlinda Gomes, Brígida da Silva Aguiar, Carmina Santis Bosaipo, Dom Geraldo Fernandes, Doralice Rosa de Oliveira Escolástico, Delice Farias dos Santos, Elizabeth Sanches Lacerda, Elza Rodrigues da Silva, Esmeralda Gomes Carvalho, Francisco Antônio Marcucci, Helena Esteves, Imaculada Conceição, Izaurina Abreu Luz, João Alves dos Santos, Maurenice Santos Cordeiro, Moreira Cabral, Nelimaria da Fonseca Franco, Padre Sebastião Teixeira, Waldiza Rego Flores Lopes, Defensoria Pública, Distrito Xavante, Empaer, Escolas Estaduais Antônio Cristino Cortes, Norberto Schwantes, Dom José Selva, Francisco Dourado, Irmã Diva Pimentel, José Ângelo dos Santos, Maria de Lurdes Hora Moraes, Maria Nazareth Noleto, Nossa Senhora da Guia, Fórum, Funai, IFMT Barra do Garças, Indea, Justiça Federal, Ministério Público Estadual, OAB Barra do Garças, Receita Federal, Sema-MT e Secretarias de Assistência Social, Administração, Educação, Cultura, Finanças, Comunicação Social, Saúde e Recursos Humanos.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90