Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/03/2019 às 17h34min - Atualizada em 26/03/2019 às 17h34min

Índios põem fogo em ponte em MT; produtor grava vídeo revoltado que viraliza na internet; ASSISTA GRAVAÇÃO

José Pereira, TV Centro América / Agua Boa News
ARAGUAIA NOTÍCIA


Índios da terra Manoki, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, colocaram fogo em na ponte sobre o Rio Membeca, no sábado (23/3), para impedir a retirada de madeira ilegal da área de preservação.
 
No mesmo dia, produtores rurais divulgaram um vídeo nas redes sociais, alegando que, em razão do fogo e da impossibilidade de atravessar a ponte, teriam que desviar a rota e rodar quilômetros a mais para escoar a soja colhida da região.

Entretanto, segundo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ponte seria usada como rota diária para crimes ambientais e fuga do fluxo de fiscalização.
 
De acordo com o chefe da unidade técnica do Ibama em Juína, a 737 km da capital, Evandro Carlos Selva, a ponte dá acesso a algumas propriedades rurais, mas também serve para criminosos que têm o intuito de roubar madeira da terra indígena.
 
A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que aTerra Indígena Manoki foi declarada em 2008. No entanto, por não ter sido homologada ainda, a região está em litígio e é alvo permanente de invasores e de conflitos.
 
Ainda segundo a Funai, não é a primeira vez que os índios assumem uma postura radical para combater a extração de madeira.
 
A polícia deve investigar o caso, já que um boletim de ocorrência foi registrado por produtores rurais.
 
A Secretaria de Obras de Brasnorte informou que um engenheiro deve ir até o local para analisar o que precisa ser feito para reestruturar a ponte.

Ponte de madeira é incendiada em Brasnorte

Ponte de madeira é incendiada em Brasnorte





 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »