Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/03/2019 às 16h02min - Atualizada em 26/03/2019 às 16h02min

Depois de 10 dias de luta, finalmente saiu vaga para criança de Aragarças que precisa de cirurgia no pulmão em Goiânia

A família implorou ao governador Ronaldo Caiado para não deixar o pequeno Kawan morrer

ARAGUAIA NOTÍCIA
A família teve que implorar pela vaga e acionou a Justiça para consegui-la


A secretária de saúde do município de Aragarças, Dana Vilela, confirmou por volta das 15 horas de terça-feira (26/3) que saiu uma vaga no Hospital Hugol de Goiânia para atender o garotinho Kawan Hentony Pires Silva, de 3 anos de idade, que é de Aragarças.

O menino está internado numa UTI neonatal na cidade de Santa Helena-GO desde o dia 16/3 quando foi diagnosticado com pneumonia e teve um dos pulmões praticamente paralisado.

Para salvar a vida de Kawan, inicialmente a criança foi atendida na UTI adulta de Barra do Garças e depois com muita sacrifício conseguiu vaga numa UTI em Goiás onde os médicos confirmaram a necessidade de uma cirurgia emergencial no pulmão da garotinho.

A mãe, Patrícia, está em Santa Helena juntamente com a irmã Milena e pai da criança, Mário, acompanhando esse drama que durou 10 dias. Por várias vezes, a família pediu orações e implorou a classe política principalmente ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para salvar a vida de Kawan. O pedido era para conseguir uma vaga no Materno Infantil mas está cheio e a vaga saiu para Hugol depois de muita pressão. A família chegou a ir na Promotoria e Defensoria Pública, todavia o Estado alegou que não tem vaga e que os hospitais estão lotados.

“Os médicos falaram para nós da fam´lia que o Kawan vai ter que operar e quem sabe até cortar um pedaço do pulmão para sobreviver”, explicou a jovem Patrícia bastante emocionada.

A secretária Dana Vilela disse que fez o possível e impossível para conseguir a vaga. Por várias vezes a secretária teve que ir na Regulação Estadual em Goiânia para solicitar a transferência de Kawan. Na foto abaixo, aparece a secretária Dana em Goiânia pressionando a Secretaria Estadual de Saúde. No ano passado, Aragarças perdeu uma pessoa conhecida no município por falta de vaga em UTI em Goiânia.

Kawan começou a passar mal duas semanas atrás com quadro o seu quadro febril piorou inclusive com dores de ouvido constantemente e alguns médicos que viram, disseram que seriam gases. Porém o quadro dele piorou consideravelmente no sábado (16/3) e foi necessário interna-lo na UTI de Barra do Garças cujo leito é adulto mas foi improvisado para estabilizar o garoto num apoio emergencial. Um dos pulmões de Kawan chegou a paralisar.

Quem quiser ajudar a família pode ligar nos telefones a seguir: Patrícia (mãe) 66 9 9208 1577 e Milena (tia) (64) 9 9278 4513



SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ARAGARÇAS, DANA VILELA, PRESSIONANDO A REGULAÇÃO ESTADUAL PARA SAIR A VAGA DO KAWAN. POR FALTA DE VAGA NO PASSADO, ARAGARÇAS JÁ PERDEU UMA PESSOA CONHECIDA. "Dessa vez isso não vai se repetir... nós vamos prá cima e vamos cobrar o direito da nossa população", frisou a secretária Dana Vilela que esteve em Goiânia a pedido do prefeito José Elias Fernandes. 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »