Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
18/03/2019 às 07h20min - Atualizada em 18/03/2019 às 07h20min

Funai coopera com biometria dos xavantes; Barra do Garças corre o risco de perder mais de 10 mil eleitores

O prazo expira no dia 29 de março. Uma força-tarefa foi montada com atendimentos nos distritos, plantão no sábado e atendimento reforçado no Ganha Tempo, Barra Center Shopping e Cartório Eleitoral

ASSESSORIA / ÁGUA BOA NEWS
ARAGUAIA NOTÍCIA


Cerca de 1.700 eleitores A'uwẽ Uptábi Xavante da Terra Indígena São Marcos devem realizar o recadastramento biométrico até o dia 29 de março. Durante este mês, um ônibus da prefeitura de Barra do Garças tem feito o transporte diário de aproximadamente 100 indígenas até a sede do município para que possam se recadastrar. A Funai é uma das instituições que colaboram com a medida.

O titular da Coordenação Regional Xavante da Funai, Carlos Henrique da Silva, ressaltou a importância da Fundação no cumprimento de sua função institucional. "Estamos contentes de efetivar a principal prerrogativa da Funai: coordenar a política indigenista, que é papel de todo o Estado brasileiro. Essa iniciativa só se tornou viável graças ao efetivo envolvimento das lideranças e comunidades A'uwẽ Uptábi, que acompanham e participam das atividades desde o planejamento até a execução", afirmou.
 
A integração entre os órgãos públicos foi ressaltada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Joãozinho: "É muito importante a união para o atendimento dessa demanda tão legítima dos nossos munícipes Xavante. É governança para quem realmente precisa", disse o vereador. O recadastramento biométrico é obrigatório para o eleitorado de 26 municípios de Mato Grosso. Atualmente, mais de um milhão de eleitores do estado já fizeram o cadastramento. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é atingir o percentual de 75% de eleitores cadastrados biometricamente, até o final do prazo, no próximo dia 29 deste mês.

Com apoio da CR Xavante, o recadastramento dos indígenas atende à recomendação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso por meio da 9ª Zona Eleitoral. O projeto conta com a participação da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Cartório Eleitoral e Funai.


 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »