Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/03/2019 às 07h58min - Atualizada em 01/03/2019 às 07h58min

Secretaria de Agricultura discute a implantação de projeto sustentável em Barra do Garças

Francis Amorim - Secom
ARAGUAIA NOTÍCIA
Edevilson Arneiro / Secom-BG


Produtores rurais e representantes de entidades públicas e privadas participaram em Barra do Garças das discussões para a implantação do programa Estratégia PCI (Produzir, Conversar e Incluir), coordenado pelo Governo do Estado em parceria com municípios e sociedade civil organizada. A reunião trouxe à cidade o diretor-executivo do Comitê Gestor, Fernando de Mesquita Sampaio.

Implantado em março de 2016, o Estratégia PCI tem como finalidade captar recursos para o Estado de Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, a recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar no âmbito sustentável. 

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Barra do Garças, Fabiano Dalla Agnol, o PCI é constituído de um conjunto de metas que consiste na recuperação de pastagens degradadas, integração da agricultura, pecuária e  silvicultura; a recuperação de nascentes, áreas de proteção ambiental, o diagnóstico ambiental de propriedades rurais, o cadastro ambiental dessas propriedades, regularização fundiária e a fomentação da agricultura familiar com a captação de recursos para a organização das cadeias produtivas, qualificando e orientando os produtores rurais. 

Em Barra do Garças, o PCI está em fase de formação com discussões envolvendo representantes de vários segmento da sociedade para a elaboração dos projetos que serão encaminhados ao Comitê Gestor, em Cuiabá, buscando a captação de recursos que possam ser investidos nas ações que serão implementadas no município. “Reunimos cabeças pensantes para nos auxiliar na implantação do PCI. O envolvimento dessas entidades tem sido importante nesse processo inicial”, disse.

Além do diretor-executivo da Estratégia PCI, Fernando Sampaio, esteve na reunião realizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura na Câmara Municipal, o representante da empresa holandesa IDH, Guilherme Justus, produtores rurais, vereadores, entre outros. 

A multinacional IDH auxilia o comitê na captação dos recursos para a implementação das ações em Mato Grosso.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90