28/02/2019 às 17h01min - Atualizada em 28/02/2019 às 17h01min

Moradora da região do Araguaia aguarda cirurgia de urgência há mais de um mês e corre risco de ter perna amputada em Cuiabá

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA


Uma idosa de 67 anos está internada no Pronto Socorro de Cuiabá desde o dia 16 de janeiro no aguardo de uma cirurgia de angioplastia periférica e amputação de quatro dedos do pé esquerdo. No entanto, caso a cirurgia demore, Maria Faria de Menezes, que também tem diabetes, corre o risco de ter a perna amputada.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a paciente aguarda supervisão médica para definir qual dos procedimentos cirúrgicos será realizado primeiro.

Segundo a SES, a Central de Regulação já autorizou os procedimentos e aguarda apenas o parecer médico.

A filha da paciente, Luzineia Gomes de Moraes, conta que a família é de Vila Rica, a 1.276 km de Cuiabá, e a Maria chegou na unidade de saúde precisando amputar apenas um dedo, mas devido a demora na cirurgia, o problema se espalhou.

“O médico já disse que ela pode perder a perna. Ela cortou o dedo no quintal de casa e, por causa da diabetes, formou uma ferida que foi se espalhando”, disse.

Uma decisão liminar favorável da Defensoria Pública Estadual do dia 19 deste mês determinou que a cirurgia fosse realizada até esse domingo (24), mas o prazo não foi cumprido.

De acordo com a Defensoria, foi feito um pedido de bloqueio de bens do estado para que a decisão seja cumprida.

Luzineia ressaltou que a mãe dela não pode esperar muito tempo pelo procedimento, pois a ferida já está se espalhando e ela sente muita dor.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »