Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/02/2019 às 07h24min - Atualizada em 25/02/2019 às 07h24min

Conselho repudia festa que fez oferta de 'rodízio' de mulheres na região do Araguaia e cobra ação do MP

ASSESSORIA / RDNEWS
ARAGUAIA NOTÍCIA
O Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT) repudiou a realização de uma festa chamada "rodízio Open Pepeka", que seria realizada no dia do feriado da mulher (8 de março), em Canarana. O grupo também suspeita da ocorrência de outros crimes, como tráfico de pessoas e estímulo a prostituição. Em nota, cobra providências do Ministério Público Estadual (MPE).

A festa foi cancelada por decisão judicial pela comarca do município no dia 12 de fevereiro. Para o Conselho, a festa apresentou as mulheres, em seu cartaz de divulgação, "como carne para o prometido rodízio".

"Essa forma de tratá-las, tal como se fossem 'meros objetos para servir de satisfação aos desejos dos homens', é um profundo desrespeito", aponta a nota.

Além disso, o órgão chamou a atenção para o fato de que a festa iria acontecer no mesmo dia da data comemorativa da mulher, que marca a luta pelos direitos de igualdade e cidadania.

"Fica nítida a tentativa de desqualificar um momento que é significativo para as mulheres no mundo todo, no qual são propostas reflexões e desencadeadas ações com a intenção de combater as desigualdades de gênero", pontuou.

O CEDM apontou para possível prática de lenocínio, além de tráfico de pessoas. Este crime se qualifica pela ação de explorar, estimular ou favorecer a prostituição. O Conselho espera que o MPMT investigue o caso.

"O CEDM/MT espera que o Ministério Público, tendo em vista o princípio que o rege de “defender os interesses sociais”, atue com todo empenho na investigação dos fatos que são muito graves", apontou.

O Conselho lamentou o episódio e apontou que "Mato Grosso tem se tornado um lugar extremamente perigoso para as mulheres pelo crescente aumento da violência".

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90