Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/02/2019 às 07h53min - Atualizada em 16/02/2019 às 07h53min

VEJA VÍDEOS: Produtores derramam leite em frente a Enel de Iporá revoltados com o serviço de energia

Oeste Goiano / Messias da Gente
Araguaia Notícia


Na cidade de Iporá, produtores rurais fizeram uso de serviço de som para manifestar contra a Enel, concessionária da distribuição e venda de energia elétrica em Goiás. O protesto foi realizado em frente ao escritório da Enel onde teve discursos, distribuição de leite e alguns tambores de leite foram derramados para reafirmar a insatisfação da população com o serviço da companhia de energia.

Veja esse vídeo exclusivo do Messias da Gente que acompanhou a manifestação.

Protesto 

A manifestação foi organizada pelo Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia, entidade presidida por Adailto Antônio Leite que, ao final, parecia demonstrar satisfação com o recado dado para a empresa, a qual esteve na berlinda nos últimos dias, muito criticada pela qualidade dos seu serviço de distribuição de energia elétrica. A interrupção no fornecimento de energia tem sido constante em áreas rurais e, em alguns casos, por prazo superior a vinte e quatro horas. Há casos de propriedade ficar até seis dias sem energia elétrica. São inúmeros os relatos de perda de gêneros alimentícios, impossilidade de ordenha, perda de leite em resfriadores e impossilidade também de alimentação de animais que dependem de ração triturada ou nos casos de mecanismo eletrônico para criação de animais.

Os que fizeram presença no ato público extravasaram o descontentamento. Alguns deles manifestando que “por hora o protesto ainda é pacífico, mas tende a endurecer”. Ao chamamento de diretores do Sindicato vieram, além de produtores, dois prefeitos (Naçoitan/Iporá e Laerte/Jaupaci), Claudiney Rigonatto (representante da Faeg) e o deputado estadual Paulo César Martins (MDB). Estavam presentes vereadores de Iporá e líderes da comunidade. Foram quase dez pessoas a discursar, cada qual expondo a sua insatisfação para com a Enel.

Esteve na cobertura do protesto em Iporá a TV Record, TV Assembleia e Rádio Sucesso FM, que são veículos de comunicação da capital. Nos últimos dois dias o jornal O Popular fez extensas matérias sobre o assunto, deixando claro que o descontentamento com a concessionária de energia elétrica é generalizado em Goiás. A empresa não tem feito os investimentos que são necessários para melhorar a qualidade de distribuição de energia elétrica.

A Enel completa dois anos longe de atingir as metas as quais se propôs assim que comprou a CELG. Goianos ficaram 26 horas no escuro em 2018, quase o dobro do limite da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A empresa até que duplicou investimentos e previa melhorar índices em 40%, mas só chegou a 10%. O avanço em qualidade foi muito pouco.

Com a venda da CELG para a empresa italiana, que foi concretizada em 14 de fevereiro de 2017, a expectativa era de melhorias por causa dos investimentos, que estavam abaixo do necessário para manter e expandir a rede. Em sua primeira entrevista para o jornal O Popular, o presidente da Enel em Goiás, Abel Rochinha, disse que os serviços da concessionária iriam melhorar em 40% em dois ou três anos. Isso não ocorreu e a situação parece pior.

O governador Ronaldo Caiado também está reclamando da Enel. Ele tem reunido com os representantes da concessionária para cobrar melhorias no serviço de distribuição de energia elétrica. O segmento de produção rural e a área de indústrias em Goiás também estão levantando reclamações contra a Enel. A empresa terá que dar uma resposta imediata para tantos descontentamentos em todo o Estado.
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90