Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/01/2019 às 16h15min - Atualizada em 23/01/2019 às 16h15min

Mato Grosso tem aumento no número de veículos em 2018

Alta no estado é maior do que a média nacional

Araguaia Notícia
O estado de Mato Grosso viu, no ano de 2018, um aumento significativo na frota de automóveis. Só na cidade de Rondonópolis, a 200 quilômetros da capital Cuiabá e com pouco mais de 200 mil habitantes, o aumento foi de exatos 10 mil carros. Uma estatística como essa apresenta uma série de consequências, como o aumento do trânsito e a maior necessidade de uma transportadora de veículos.
 
Apesar de um ano em que a palavra “crise” foi bastante mencionada em todo o território nacional, no Brasil a indústria automobilística viveu um crescimento de 14%, o que engloba caminhões, carros, motos, além de outros veículos.
 
A notícia funciona como bom termômetro para todo o mercado, já que o setor automotivo tem um papel histórico na produção de renda nacionalmente. O ano de 2017 representou a retomada do setor, e 2018 já foi um momento de colher alguns frutos. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o setor hoje representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial e 4% do total. O Brasil é o décimo maior produtor mundial de automóveis e o oitavo mercado interno.
 
No caso do estado do Mato Grosso, o aumento foi menor do que o ocorrido em escala nacional. Em 2017, o total de veículos emplacados no estado era de 1.979.951 e, no ano seguinte, a soma era de 2.082.227 automóveis, registrando um aumento levemente acima de 5%, menor do que a estatística referente ao Brasil inteiro, apresentada anteriormente.
 
Mesmo que visto com bons olhos -- pois o setor automobilístico representa muito do otimismo do mercado interno nacional e serve de termômetro para outras áreas --, o aumento na venda de carros também gera algumas questões.
 
A movimentação da economia local deve ser ressaltada, porém, o aumento do volume de veículos traz, naturalmente, mais poluição e trânsito aos centros urbanos, que devem preparar novas obras para lidar com a situação.
 
A evolução nas vendas de carros pode trazer uma resposta imediata carregada de muita positividade, porém, o desenvolvimento do transporte público e meios alternativos de mobilidade é inevitável. Como o sonho de ter um carro é algo muito marcante para os brasileiros, as ruas tendem a ficar congestionadas. Por enquanto ainda há espaço, mas as prefeituras devem procurar meios para evitar que as cidades travem.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90