Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/01/2019 às 06h51min - Atualizada em 16/01/2019 às 06h51min

Vídeo que projetou Lambadão no país completa 20 anos e Mauro Mendes torna ritmo movimento cultural de MT; ASSISTA VÍDEO

Isabela Mercuri, Olhar Conceito
Araguaia Notícia


Um dos primeiros projetos sancionados pelo governador Mauro Mendes (DEM) sancionou, na segunda-feira (14), define como lei que o estilo de dança lambadão seja reconhecido como movimento cultural e musical de caráter popular e proíbe a discriminação e preconceito contra a música ou a dança, em todo o estado de Mato Grosso.

O lambadão que surgiu na cidade de Poconé virou moda na baixada cuiabana e se espalhou pelo pais depois da apresentação da banda Estrela Dalva no Programa do Ratinho em 1999. Relembre o vídeo aqui.

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), e define que em ‘lambadão’ está incluído a música, o jeito de executar os instrumentos, as danças e as coreografias praticadas pelos integrantes do movimento.

A lei define que o poder público deve assegurar ao movimento a realização de suas manifestações, como festas, bailes, shows, reuniões e festivais, sem quaisquer regras discriminatórias e nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza.

Além disso, os integrantes do movimento, como cantores, músicos e dançarinos, passam a ser definidos como agentes da cultura popular, e como tal, devem ter seus direitos respeitados. A Lei, de número 10.809, passou a vigorar no dia de sua publicação no Diário Oficial (14 de janeiro de 2019).

Em agosto de 2018, uma lei semelhante foi sancionada no município de Cuiabá: a Lei N° 23/2017, do vereador Mário Nadaf (PV).

Lambadão

O lambadão surgiu com os músicos que tocavam o rasqueado mato-grossense nos salões de dança como o 'Canecão', na década de 80. Eles aceleraram os compassos e depois de várias metamorfoses, surgiu o lambadão, que possui a identidade do rasqueado elétrico.

A popularidade desse estilo musical no país veio 1999, quando a banda de Poconé (103 km de Cuiabá) Estrela Dalva foi no “Programa do Ratinho”, na emissora do SBT, e fez uma apresentação destacando toda a "sensualidade pantaneira". Mesmo após 19 anos, o vídeo no youtube possui 94 mil visualizações.

O cantor de Poconé, Chico Gil, que na verdade se chama Francisco da Guia Souza, gravou quatro CDs, porém, o último não chegou a ser lançado oficialmente devido a sua morte no ano 2000, em um acidente de carro. Antes de ser famoso foi pedreiro, carpinteiro, garimpeiro e nunca estudou música nem técnica vocal. Mesmo após anos do seu falecimento, as suas canções são populares quando se trata desse estilo musical.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90