O governador Mauro Mendes (DEM) comunicou no início da noite desta terça-feira (15) aos deputados estaduais que vai decretar estado de calamidade financeira. O anúncio foi feito há pouco na Assembleia Legislativa.
Mauro está reunido com um grupo de deputados na Presidência do Legislativo. O decreto de Estado de calamidade financeira pode ajudar o Estado a receber recursos da União, como o Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX), avaliado em R$ 400 milhões.
Após o governador oficializar o decreto de calamidade financeira, a decisão precisa passar pela aprovação da Assembleia Legislativa. Neste momento, Mendes trabalha com a maioria dos deputados na sua base de sustentação.
O decreto também impede que todas as secretarias possam contrair novas despesas. "Isso faria com que a gente pudesse cortar mais gastos, da porta pra dentro do Estado e também extrair dívidas. Excetos os gastos com os serviços essenciais", disse em entrevista recente o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
A assessoria confirmou também que Mauro Mendes seguirá para Brasília para convencer o presidente Jair Bolsonaro auxiliar na recuperação econômica do estado.