16/01/2019 às 23h58min - Atualizada em 16/01/2019 às 23h58min

Mauro Mendes decreta calamidade financeira em Mato Grosso e vai a Brasília pedir dinheiro a Bolsonaro

O governador pretende ir a Brasília pedir ajudar do presidente Bolsonaro para salvar as finanças do estado

Gazeta Digital
Araguaia Notícia
O governador Mauro Mendes (DEM) comunicou no início da noite desta terça-feira (15) aos deputados estaduais que vai decretar estado de calamidade financeira. O anúncio foi feito há pouco na Assembleia Legislativa. 

Mauro está reunido com um grupo de deputados na Presidência do Legislativo. O decreto de Estado de calamidade financeira pode ajudar o Estado a receber recursos da União, como o Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX), avaliado em R$ 400 milhões. 

Após o governador oficializar o decreto de calamidade financeira, a decisão precisa passar pela aprovação da Assembleia Legislativa. Neste momento, Mendes trabalha com a maioria dos deputados na sua base de sustentação. 

O decreto também impede que todas as secretarias possam contrair novas despesas. "Isso faria com que a gente pudesse cortar mais gastos, da porta pra dentro do Estado e também extrair dívidas. Excetos os gastos com os serviços essenciais", disse em entrevista recente o secretário de Fazenda, Rogério Gallo. 

A assessoria confirmou também que Mauro Mendes seguirá para Brasília para convencer o presidente Jair Bolsonaro auxiliar na recuperação econômica do estado. 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.4%
17.7%
75.2%