18/12/2018 às 13h35min - Atualizada em 18/12/2018 às 13h35min

Saiba como emagrecer com corrida

Prática exige preparação prévia e paciência

Araguaia Notícia
A corrida é uma das principais atividades físicas para as mulheres que desejam perder peso. O exercício também exige poucos acessórios para se ter bom desempenho. São necessários apenas os pares de tênis adequados para amortecimento, seja tênis feminino ou masculino, e roupas leves para começar a prática do esporte. Apesar de ser uma atividade que pode ser praticada pela maioria das pessoas, é necessário tomar algumas precauções antes de começar com a corrida.
 
Antes de tudo, procure um médico para analisar sua saúde e determinar se você está apta ou não para correr. O teste ergométrico, o hemograma completo e o ecocardiograma são os principais exames, mas outros poderão ser pedidos pelo profissional que te atender. O gasto calórico depende do organismo de cada um e de outros fatores, como intensidade dos exercícios, peso do praticante e duração do treinamento.
 
De acordo com uma matéria publicada na revista Boa Forma, uma pessoa de 100 kg que corre durante 20 minutos a 8 km/h elimina 266 calorías. Já alguém que possui 70 kg, pratica a corrida por meia hora a 10 km/h, perde aproximadamente 350 calorias. Se você se animou com a atividade, saiba que é necessário ter paciência. É comum, nessa fase, querer resultados rápidos e efetivos. Mas não é assim que funciona.
 
Planeje o seu treino para emagrecer com corrida. Dessa forma, você sabe exatamente quais são os exercícios necessários e em quais dias precisa treinar. A intensidade dos treinos deve aumentar de forma progressiva, para não ter nenhuma lesão, sobretudo, se você não tem o hábito de fazer atividades físicas. O ideal é contar com um profissional de educação física no processo. Ele poderá te orientar sobre as melhores formas de executar os exercícios de corrida, fazer um cronograma semanal com a duração dos treinos, além de corrigir alguns movimentos que possam provocar alguma lesão.
 
A regularidade dos treinos também é fundamental. Uma sessão por semana não será o suficiente para perder peso. Tente treinar, ao menos, três vezes por semana, como indica o personal trainer Carlos Bruce, em artigo para o site Tua Saúde. De acordo com o especialista, o treino de corrida pode causar a perda de 1kg a 2kg por semana, já que intercala momentos de alta intensidade com corrida mais calma, o que acelera o metabolismo e, consequentemente, aumenta o gasto energético. Não esqueça de respeitar seus limites. Se está saindo agora do sedentarismo, intercale a caminhada com trotes leves, por exemplo.
 
Uma alimentação equilibrada também é a chave para a perda de peso com a corrida. O seu prato deve ter nutrientes dos três principais grupos - carboidratos, proteínas e gorduras. Antes dos treinos, o melhor é priorizar o consumo de carboidratos complexos, pães, torradas e arroz integrais. Eles demoram mais para serem digeridos pelo organismo e podem funcionar como combustível energético para o corpo e podem manter o rendimento na corrida. Proteínas e gorduras boas também podem fazer parte da alimentação pré-treino, mas em menor quantidade.
 
Caso você tenha vontade de usar suplementos alimentares para potencializar os treinos, procure antes um nutricionista. Ele será capaz de te dizer se você realmente precisa dessa suplementação e, caso afirmativo, te indicará a dose adequada de acordo com seu estilo de vida, hábitos alimentares e saúde.
 
Por fim, para não se perder durante o processo, estabeleça metas. Mas não aquelas metas impossíveis. Determine objetivos pequenos a curto prazo para seu peso e distâncias percorridas. Dessa forma, será mais fácil progredir em direção ao seu objetivo principal.
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