Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
18/12/2018 às 13h20min - Atualizada em 18/12/2018 às 13h20min

Crescimento do compliance aumenta interesse por cursos de direito no Brasil

Profissão que prioriza o cumprimento de regras empresariais abre portas no mercado de trabalho

Araguaia Notícia
O compliance se destaca entre os ramos mais promissores da advocacia no Brasil e no mundo. A palavra tem origem no termo em inglês comply, cujo significado está ligado à conformidade com leis, padrões éticos e regulamentações internas e externas de uma organização. Dessa forma, é possível afirmar que o profissional de compliance é o grande responsável por minimizar os riscos empresariais diante da possibilidade de corrupção dentro da instituição.
 
Com a determinação da Lei Anticorrupção (número 12.846/13), que responsabiliza as empresas que tiverem funcionários envolvidos com corrupção perante os órgãos públicos, mesmo que as mesmas não tenham nenhum tipo de envolvimento, as instituições passaram a se precaver e estabelecer o cumprimento das políticas internas integralmente.
 
O que faz um profissional de compliance?
 
De maneira simplificada, um profissional de compliance é contratado pela empresa com a função de aplicar de forma inegociável todas as políticas internas da instituição. Contudo, ao mesmo tempo, esse profissional deve saber lidar com inteligência emocional junto aos demais colaboradores. Além disso, esse funcionário também trabalha na orientação e no incentivo ao cumprimento das regras estabelecidas, favorecendo a prevenção e fiscalização das diretrizes que foram definidas.
 
Esse importante papel abriu maior espaço dentro do mercado de trabalho, que está buscando suprir essa demanda. Um ponto ainda mais interessante a ser destacado é que, embora os profissionais de compliance não precisem, obrigatoriamente, ser advogados, a procura por faculdade de direito tem ampliado o interesse dos ingressantes no ensino superior.
 
Segundo dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, o curso de direito é o mais procurado entre as universidades do país, apresentando um crescimento de 32% entre os anos de 2009 e 2016.
 
Benefícios do compliance no Brasil
 
Entre os principais benefícios do compliance no Brasil, é possível destacar que essa função promove maior preservação da integridade civil e criminal, ajudando a reduzir os riscos de condutas que não estão em conformidade, e aumenta a eficácia na fiscalização, reduzindo  a incidência de fraudes.
 
Além disso, vale destacar que o compliance é uma ótima estratégia de competitividade e atratividade do negócio, sem contar que exerce influência muito positiva sobre a integridade dos próprios colaboradores da empresa, aumentando a produtividade dos mesmos.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »