Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
18/12/2018 às 09h17min - Atualizada em 18/12/2018 às 09h17min

Polícia Civil conclui inquérito de derramamento de substância tóxica

Midia News
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) concluiu o inquérito do derramamento de produto tóxico em um córrego, nas dependências da empresa Greca Transporte de Cargas S.A., na Rodovia BR 364, Distrito Industrial, em Cuiabá.

Nas investigações, foi comprovado que com o derramamento do material asfáltico houve contaminação da água, do solo e vegetais da região.

Na apuração, foi constatado que no dia 13 de dezembro de 2016, ocorreu um acidente no pátio da empresa Greca Transporte de Cargas S.A., entre os caminhões das empresas Transportadora São Benedito e Transportara CGS, ambos carregados de material asfáltico. Com a colisão, um dos tanques foi perfurado, ocorrendo o vazamento do produto.

Na época, os responsáveis não comunicaram as autoridades competentes, sendo o fato descoberto no dia seguinte, após denúncia de que os resíduos de asfalto estavam sendo jogados no córrego. No local, foi constatado odor muito forte de derivados de petróleo e encontrado resíduos de óleo no leito do córrego.

Foi requisitada a perícia no local e oficiado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para as providências legais.

O laudo pericial confirmou que houve contaminação da água, do solo e vegetais, e que o produto químico vazou para o curso d'água afluente do Ribeirão dos Cágados.

Segundo o delegado Gianmarco Paccola Capoani, foi apurado que o dano ambiental foi causado pela Transportadora São Benedito, uma vez que o motorista da empresa colidiu com o outro veículo envolvido no acidente.

“A área afetada está localizada em uma zona de interesse ambiental e apesar de não existir norma que obrigue os responsáveis em proceder a imediata comunicação aos órgãos públicos, não se verificou qualquer informação por parte dos envolvidos. Identificamos os autores do fato, bem como as circunstâncias, sendo comprovada a materialidade delitiva”, disse do delegado.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »