Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/11/2018 às 13h33min - Atualizada em 27/11/2018 às 13h33min

Curso da Defesa Civil prepara servidores para atuação em desastres ambientais

Secom - BG
Araguaia Notícia
O coordenador da Defesa Civil de Barra do Garças, Paulo Henrique Borges, está participando do Curso de Nivelamento em ações de Proteção, promovido pela Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo do curso é preparar servidores públicos para atuação em caso de desastres ambientais. 

Serão cinco dias de aulas teóricas ministradas por instrutores da Secretaria Nacional de Defesa Civil que auxiliarão a Defesa Civil Municipal em eventuais calamidades, com noções básicas de prevenção, decretação de emergência, elaboração de planos de emergência e contingência; ações preventivas em pontes e áreas de vulnerabilidade para evitar danos humanos e materiais; conhecimento em legislação e captação de recursos nos órgãos específicos.

De acordo com Paulo Henrique, desde a criação da Defesa Civil em Barra do Garças, existem a preocupação do prefeito Roberto Farias e da Câmara de Vereadores, em buscar mecanismos que possam auxiliar os moradores de áreas de risco caso sejam vítimas da natureza. 

“Estamos recebendo toda orientação para que possamos atuar nesses casos emergenciais, como por exemplo, nos alagamentos do Jardim Nova Barra, onde a Defesa Civil já realizou todo o levantamento em fotos e encaminhou vasta documentação ao Ministério da Integração Regional para a captação de recursos. Outros municípios já conseguiram a liberação de valores entre R$ 5 e R$ 9 milhões para sanar esse tipo de problema”, disse Paulo Henrique.

Durante a abertura do curso, nessa segunda-feira (26), a Defesa Civil de Barra do Garças foi elogiada pela Defesa Civil de Mato Grosso por ser a primeira a criar e implantar o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, órgão que poderá auxiliá-la no desenvolvimento de políticas públicas de proteção as pessoas em áreas vulneráveis.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90