Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/11/2018 às 18h52min - Atualizada em 01/11/2018 às 18h52min

Ex-presidente da Colônia de Pescadores de Barra do Garças perde luta contra o câncer e morre aos 72 anos

Jubé Gonçalves foi um dos fundadores da colônia e antes disso foi motorista da extinta Coopercana. O aposentado está sendo velado no bairro União e será sepultado nesta sexta no cemitério do Nova Barra.

Ronaldo Couto
Araguaia Notícia
Faleceu na quinta-feira (01/11), um dos fundadores e ex-presidente por 20 anos da colônia Z-9, Jubé Gonçalves Sobrinho. Ele estava com câncer de próstata descoberto há setes meses e fazia um tratamento em Goiânia, mas infelizmente foi vencido por essa doença tão devastadora que tem enlutado várias famílias na região de Barra do Garças.

Na sua luta, o ex-presidente da colônia dos pescadores foi internado várias vezes e submetido a sessões de 'quimio' num tratamento severo no Hospital Araújo Jorge, na capital goiana. Todavia em função das sessões de radioterapia, Jubé paralisou praticamente o intestino e faleceu na manhã de quinta-feira (01/11) na casa dele na rua Domingos Mariano no alto do bairro União.

O ex-presidente chegou em Barra do Garças no início da década de 70 e trabalhou em várias empresas antes de chegar a liderança dos pescadores. Ele atuou como motorista da extinta Coopercana e também nas empresas de ônibus Viação Xavante e São Luiz. Depois ocupou a função de policial militar e civil; todavia foi na pesca que se destacou na cidade e liderou o movimento de criação da Colônia Z-9 onde foi presidente por duas décadas.

Durante sua gestão, conseguiu fazer com que o pescador fosse respeitado na região e construiu uma moderna sede da colônia no Porto do Baé inclusive com uma peixaria que serviu por muitos anos para o pescador expor o seu próprio produto a comunidade e ajudou na aquisição de equipamentos e um caminhão-freezer para transporte de peixes.

Natural da cidade de Edeia no estado de Goiás, Jubé deixa a esposa Girlene Pereira Dutra; seis filhos: Joel, Orcina, Marcos, Junior e Márcia; 15 netos e três bisnetos. O aposentado está sendo velado em sua residência e o sepultamento será sexta-feira (02/11) no cemitério do Nova Barra.

Deixamos aqui as condolências a família do Jubé e um agradecimento pela contribuição dele no fortalecimento do movimento dos pescadores conscientes que vivem do rio, mas que não depredam e respeitam o ciclo de vida dos peixes. A colônia Z-9 se tornou uma instituição respeitada e elogiada em Mato Grosso por pessoas como Jubé que ajudou na sua formação.

Descanse em paz, amigo!!!

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90