Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/11/2018 às 10h34min - Atualizada em 01/11/2018 às 10h34min

Escola de Conselhos Federal abre 500 vagas para Curso de Formação

A iniciativa tem como objetivo capacitar 4.500 conselheiros tutelares e de direitos de MT e mais 8 estados

24 Horas News
Araguaia Notícia
Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente que atuam nos Estados da Amazônia Legal. A capacitação é oferecida pela Escola de Conselhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). As inscrições vão até o dia 04 de novembro e podem ser feitas aqui. 

A iniciativa tem como objetivo capacitar 4.500 conselheiros tutelares e de direitos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em Mato Grosso, ao todo serão ofertadas 500 vagas, divididas em cem vagas nos polos de Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Tangará da Serra, sediadas nos Campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Para a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Lindacir Rocha Bernardon, a ação é mais uma alternativa para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos.

“O Cedca por meio da Escola de Conselhos já vem desenvolvendo um trabalho continuado durante o ano para ampliar o conhecimento em diversas áreas relacionadas à criança e adolescente. Essa oportunidade vai proporcionar aos profissionais além de trocas de experiências, um aprofundamento nas informações que são primordiais para atuações em seus municípios” ressalta.

O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária total de 200 horas, divididos em cinco módulos de 40 horas. Cada módulo será realizado em um período de uma semana, uma vez por mês. As aulas serão transmitidas ao vivo via satélite por meio de teleaulas.

A capacitação tem previsão de início em novembro de 2018 e será ministrada de acordo com as diretrizes e orientações gerais do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com os seguintes temas: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes; Gênese histórico e fundamentos; estado, Políticas públicas e Democracia, entre outros.

Podem se inscrever na capacitação os Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescente, além dos suplentes e agentes vinculados aos Conselhos que tem o interesse em participar como Conselheiros.

 Acesse aqui o edital. 

Escola de Conselhos de Mato Grosso

Vinculada a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) a Escola de Conselhos tem como objetivo, desenvolver uma política de capacitação consistente e sistemática para conselheiros de direitos tutelares, no âmbito da formação básica e especializada, promovendo subsídios teóricos, conceitos e metodológicos para o aperfeiçoamento da prática social de promoção e garantia de direitos da criança, do adolescente.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »