04/06/2013 às 14h24min - Atualizada em 04/06/2013 às 14h24min

Agricultor de 90 anos faz cadastro biométrico e diz que adora votar

Olhar Jurídico
CidadeMT

O aposentado Antônio Pedro de Souza, 90, morador de Araguaiana demonstrou toda sua cidadania ao procurar a Justiça Eleitoral e efetuar o cadastro biométrico para continuar votando. Mesmo sendo lembrado pela chefe de cartório eleitoral, Elizabeth Acácio Hilário, de que o voto não é mais orbigatório para as pessoas acima de 70 anos, o aposentado ressaltou que adora votar e que sempre participou das eleições passadas.

Ele fez o cadastro biométrico (identificação com a digital) quarta-feira (29) e vale destacar que o prazo deste recadastramento em Araguaiana termina sexta-feira (31). Ao mesmo tempo o município passa por uma revisão eleitoral devido ao percentual muito alto de mais eleitores do que moradores na cidade e a implantação do voto biométrico para o pleito de 2014.

Seu Antônio é agricultor, nasceu em Barra do Garças no dia 25 de novembro de 1922, é eleitor do município de Araguaiana desde 1986 e disse que pretende votar nas eleições gerais do ano que vem quando vamos escolher de presidente a deputado estadual.

Dados divulgados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE apontam que até o dia 22/05, dos 2838 eleitores de Araguaiana, apenas 1.299 se recadastraram, totalizando 45,77%.

A Chefe de Cartório da 09ª Zona Eleitoral de Barra, Elizabeth, explica que a biometria no município de Araguaiana foi amplamente divulgada em 5 rádios com alcance local, carro de som e cartas enviadas aos pais através dos alunos. “O Prefeito também disponibilizou ônibus para transporte de eleitores das zonas rurais”.

Ela destaca que em média são atendidos 76 eleitores por dia, enquanto a meta de atendimento era de 126. “Acredito que a procura está pequena porque muitos eleitores inscritos em Araguaiana não mais residem no município. No final da revisão teremos o quantitativo real de eleitores desta circunscrição eleitoral”.

Posto de Atendimento:

O posto eleitoral de Araguaiana funciona nas dependências da biblioteca municipal na Rua José da Cruz, Centro, de segunda a sexta-feira (das 08 às 11hs e 13 às 17hs) e sábado (das 08 às 12hs). 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.2%
24.4%
1.4%