Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/10/2018 às 10h35min - Atualizada em 12/10/2018 às 10h35min

Morre pioneiro de Nova Xavantina aos 89 anos

NX1
Araguaia Notícia
Faleceu na manhã de quinta feira, 11, por volta das 11.30 hs., no Hospital Municipal de Nova Xavantina, o Sr.Salomão Gomes de Souza. pioneiro da cidade.

Ele lutava contra um câncer de estômago, descoberto em março deste ano, que por fim o venceu. Do tipo agressiva, a doença o levou para o Hospital do Câncer de Barretos, de onde veio desenganado. Há cerca de dez dias, a família o mantinha no hospital local, para melhor atendimento.

O corpo está sendo velado na Casa Mortuária municipal e o enterro será nesta sexta feira, 12, às 16 horas, no Cemitério
Deus é Amor.

PIONEIRO

Salomão Gomes de Souza é considerado o símbolo dos Pioneiros da Fundação Brasil Central, identificado com a saga dos funcionários federais que nas décadas de 40, 50 e 60, romperam o cerrado, venceram as dificuldades, as doenças tropicais, as feras, os índios, e se adaptaram, e transformaram a região no local em que hoje vivemos, de Nova Xavantina à São à São José do Xingu.

Dos que estão vivos, Salomão só não é mais antigo do que o Sr. Benedito Celestino, que aqui chegou em 1944, segundo se sabe. Maranhense, ele chegou em 1948, vindo de Carolina, sua cidade natal, para trabalhar na Fundação Brasil Central, na sede da Expedição Roncador Xingu, em Nova Xavanatina..

Segundo seu irmão e igualmente pioneiro Sr. Adão Gomes,  após chegar, ver, gostar e se adaptar, voltou à Carolina para buscar os irmãos, todos pioneiros -Sr. Adão, Se. Antonio Gomes, Dona Adélia Gomes e Manoel Alves de Souza, o Manezin.

Isto explica a liderança que tinha na família, bem em consonância com o seu nome, Salomão, personagem bíblico que foi Rei de Israel, filho de Davi.

Em Nova Xavantina, a imprensa sempre o identificou como o símbolo dos Pioneiros, mesmo a mídia da capital Cuiabá e de outras cidades, era ele que se procurava para se fazer reportagens sobre o período. Era algo natural, acontecia naturalmente.

Deixa filhos, filhas, esposa, netos e bisnetos, e entra, definitivamente, para a História do município e da região.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90