Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/10/2018 às 06h47min - Atualizada em 04/10/2018 às 06h47min

MT reduz em 40% o índice de queimadas em 2018, segundo Comitê do Fogo

Foram 150 dias dedicados ao combate a incêndios nas zonas rural e urbana

G1 MT
Araguaia Notícia
Este ano, Mato Grosso reduziu em 40% o número de focos de incêndio, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2), data em que se encerra o período proibitivo de queimadas na zona rural.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, André Baby, a redução foi possível por causa de ação conjunta entre diversas instituições, o que possibilitou a prevenção dos focos de calor.

No entanto, o secretário ressaltou que é preciso investir em conscientização, capacitação, infraestrutura e tecnologia para que as instituições consigam resultados mais positivos.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges, ressaltou que a conscientização e a prevenção são as 'armas' para que o estado consiga reduzir ainda mais os índices de queimadas.

“Temos tido resultados bastante satisfatório na zona rural, municípios que tinham um alto índice de incêndios e que, neste ano, conseguiram não ter nenhum registro”, disse ele.

Por outro lado, segundo o comandante, na zona urbana, especialmente próximo às áreas de conservação, é preciso que as pessoas tenham mais consciência quanto a não colocar fogo.

“A cultura de pôr fogo em lixo e quintais tem que acabar”, reforçou.

Tanto a Sema, quanto o Corpo de Bombeiros, ressaltaram que a extensão do estado ainda é um problema.

“Especialmente nas áreas de conservação, precisamos ter equipes fixas que comecem a fazer um trabalho de conscientização bem antes do período de estiagem para que consigamos resultados melhores”, disse o secretário de Meio Ambiente.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »