21/05/2013 às 17h42min - Atualizada em 21/05/2013 às 17h42min

Campanha superdoador arrecada 100 bolsas de sangue

Olhar Direto
Konrad Felipe / Câmara Municipal

O Instituto Nefrologia do Araguaia (INA) de Barra do Garças realizou a primeira campanha de doação de sangues denominada ‘Superdoador’ onde o verdadeiro super herói é aquele que doa sangue para salvar vidas. Participaram da campanha Unimed, prefeitura e Câmara Municipal de Barra e o Banco de Sangue.
Foram arrecadadas cem bolsas de sangue. Contribuíram também na divulgação do evento: Rotary Club, Maçonaria e Polícia Militar (PM).

Segundo o Médico Nefrologista Marttonio Rodrigues Nunes, a meta é arrecadar 100 bolsas de sangue nos dois dias de campanha. “A procura para doação tem sido boa e bem divulgada, nós estamos vendo que a sociedade em geral atendeu o chamado dessa ação, que beneficia toda comunidade” destacou o médico.

Marttonio frisou que o Banco de Sangue seguramente consegue arrecadar cerca de 90 bolsas por mês, então a expectativa da campanha é muito boa. Um dos objetivos dessa campanha é que a população adquira habito da doação de sangue”, disse o médico Marttonio Nunes.

O vereador Geralmino Neto (PSD) participou representando o legislativo da campanha e parabenizou aos doadores que participaram da campanha. “Eu conheço a necessidade do Banco de Sangue de estar sempre repondo as bolsas de sangue e espero que as pessoas que foram doados aqui continuem com esse lindo gesto”, completou. Na foto, Neto aparece no meio dos médicos Marttonio e Abdo.

Doador há três anos, o entregador Robério Galdino dos Santos de 31 anos, explicou que é incentivado a doar sangue porque procura ajudar o próximo e a si mesmo caso precise. “Essa é a sétima vez que estou doando sangue. Eu sempre aproveito a doação para saber como está a minha saúde e fico feliz em saber que estou ajudando alguém que precise de sangue, e isso é muito gratificante.”

O sangue coletado na campanha e pelo Banco de Sangue de Barra do Garças, é enviado para o hemocentro de Cuiabá onde passa por analises clínicas necessárias para descartar ou utilizar o sangue do doador.

Normalmente o doador passa por entrevista e alguns exames que dão aptidão ou não antes do seu sangue ser utilizado. Um doador do sexo masculino pode doar até 450 ml de sangue, e do sexo feminino pode doar cerca de 400 ml dependo de sua estrutura física, em média os doares podem doar sangue três vezes ao ano. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.2%
24.4%
1.4%