Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/05/2013 às 17h42min - Atualizada em 21/05/2013 às 17h42min

Campanha superdoador arrecada 100 bolsas de sangue

Olhar Direto
Konrad Felipe / Câmara Municipal

O Instituto Nefrologia do Araguaia (INA) de Barra do Garças realizou a primeira campanha de doação de sangues denominada ‘Superdoador’ onde o verdadeiro super herói é aquele que doa sangue para salvar vidas. Participaram da campanha Unimed, prefeitura e Câmara Municipal de Barra e o Banco de Sangue.
Foram arrecadadas cem bolsas de sangue. Contribuíram também na divulgação do evento: Rotary Club, Maçonaria e Polícia Militar (PM).

Segundo o Médico Nefrologista Marttonio Rodrigues Nunes, a meta é arrecadar 100 bolsas de sangue nos dois dias de campanha. “A procura para doação tem sido boa e bem divulgada, nós estamos vendo que a sociedade em geral atendeu o chamado dessa ação, que beneficia toda comunidade” destacou o médico.

Marttonio frisou que o Banco de Sangue seguramente consegue arrecadar cerca de 90 bolsas por mês, então a expectativa da campanha é muito boa. Um dos objetivos dessa campanha é que a população adquira habito da doação de sangue”, disse o médico Marttonio Nunes.

O vereador Geralmino Neto (PSD) participou representando o legislativo da campanha e parabenizou aos doadores que participaram da campanha. “Eu conheço a necessidade do Banco de Sangue de estar sempre repondo as bolsas de sangue e espero que as pessoas que foram doados aqui continuem com esse lindo gesto”, completou. Na foto, Neto aparece no meio dos médicos Marttonio e Abdo.

Doador há três anos, o entregador Robério Galdino dos Santos de 31 anos, explicou que é incentivado a doar sangue porque procura ajudar o próximo e a si mesmo caso precise. “Essa é a sétima vez que estou doando sangue. Eu sempre aproveito a doação para saber como está a minha saúde e fico feliz em saber que estou ajudando alguém que precise de sangue, e isso é muito gratificante.”

O sangue coletado na campanha e pelo Banco de Sangue de Barra do Garças, é enviado para o hemocentro de Cuiabá onde passa por analises clínicas necessárias para descartar ou utilizar o sangue do doador.

Normalmente o doador passa por entrevista e alguns exames que dão aptidão ou não antes do seu sangue ser utilizado. Um doador do sexo masculino pode doar até 450 ml de sangue, e do sexo feminino pode doar cerca de 400 ml dependo de sua estrutura física, em média os doares podem doar sangue três vezes ao ano. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90