10/09/2018 às 14h46min - Atualizada em 10/09/2018 às 14h46min

Escolas Militares têm as melhores notas entre as escolas estaduais em MT

Atualmente, o Ideb é o principal indicador da qualidade da educação no país e é sempre divulgado anualmente

O Livre / Camilla Zeni
Araguaia Notícia
Divulgação / Assessoria
As Escolas Estaduais Tiradentes, administradas pela Polícia Militar, têm apresentado os melhores índices de desempenho entre as escolas públicas mato-grossenses. A avaliação é do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na terça-feira (4).

Ao todo, são seis unidades de escolas militares em funcionamento espalhadas entre os municípios de Mato Grosso. Nos colégios, estudam alunos das últimas séries do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Das seis instituições em funcionamento, quatro aparecem no TOP 5 estadual de ensino. São elas: Confresa, Juara, Nova Mutum e Sorriso.

Além dessas, ainda aparecem em um TOP 10 a unidade de Cuiabá, que foi a única da Capital a figurar no ranking. A sexta unidade da escola militar se localiza em Lucas do Rio Verde. No entanto, passou a funcionar apenas em 2018 e, por isso, não está contabilizada. Além delas, há outras duas, em Barra do Garças e Rondonópolis, que ainda não estão funcionando e, portanto, não entraram na contabilização do INEP.

Para o coordenador das escolas Tiradentes, o tenente-coronel da PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, o resultado é fruto do trabalho em conjunto realizado pelos militares com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Colégios Militares

Ao LIVRE, o oficial explicou que as estruturas educacionais adotadas nas escolas militares são as mesmas que as aplicadas nas demais instituições. No entanto, o que diferencia o ensino militar, na sua visão, são os trabalhos voltados para os valores éticos e morais, além da educação cívica passada para os alunos.

Segundo o tenente-coronel, a importância de trabalhar, desde cedo, questões como respeito e pontualidade são princípios fundamentais aplicados no dia-a-dia das escolas militares e que os alunos deverão carregar para o resto da vida. A exemplo, citou os inúmeros casos de estudantes que deixam de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por chegarem atrasados.Ainda, o militar destacou como diferencial das unidades a aproximação da escola com a família, além do ensino de respeito por meio de exemplos. “Nenhum militar interrompe um professor dentro da sala de aula se o educador não permitir”, exemplificou.Em razão da disciplina trabalhada, o militar destacou que é baixo o número de evasão nas instituições. “São casos de exceção, como quando a família se muda ou o aluno realmente não se adapta”. O oficial também destacou que há cerca de 50 pedidos para que se interiorizem as unidades da escola Tiradentes. No entanto, para isso, é necessário estudo por parte da Seduc e criação da instituição por parte do governo.

Veja onde figuram no ranking todas as escolas militares:

Matrículas abertas

A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que as matrículas nas unidades escolares Tiradentes as matrículas estão abertas para 2019. A inscrição pode ser feita diretamente na escola.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »