Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/09/2018 às 23h53min - Atualizada em 04/09/2018 às 23h53min

Mestre Ventania completa 39 anos de capoeira e recebe homenagens durante 2º Encontro 'Araguaia Vive Capoeira'

Araguaia Notícia
A capoeira esteve em destaque na região de Barra do Garças no final de semana com o segundo encontro Araguaia Vive Capoeira, coordenado pelo mestre Ventania, nos dias 1 e 2 de setembro. As atividades foram realizadas em Aragarças e Barra do Garças. Na oportunidade, os atletas fizeram uma linda homenagem ao mestre Ventania que completou 39 anos de capoeira, um esporte que cresce cada vez mais entre jovens. Este segundo encontro foi promovido pela Associação de Capoeira Berimbau Brasil (ACBB);
 
Vale destacar que este encontro é realizado a cada cinco anos para formatura de professores, contra mestres, mestrandos e mestres do grupo Berimbau Brasil Capoeira com a presença do ilustre mestre Amador, fundador nacional do grupo de capoeira Berimbau Brasil de Brasília, realizado pela Associação Cultural Berimbau Brasil Capoeira.
 
A programação começou no dia 31/8 com a formatura dos alunos da APAE da cidade de Aragarças-GO, cuja aulas são ministradas com a supervisão do mestre Ventania e o então recém-formado contra mestre Berra Boi. Depois teve na mesma sexta-feira à noite uma rodada aberta de capoeira em frente ao Supermercado Mendonça Super Center.
 
A alimentação dos atletas e participantes do encontro foi realizada na escola do Jardim das Mangueiras de Barra do Garças MT onde também foi realizado um curso com mestre Luck de Uberlândia-MG e uma palestra com o mestre Amador de Brasília, membros da Associação Cultural Berimbau Brasil
 
Na sequencia, os participantes acompanharam uma palestra com o mestre Ventania. Na tarde de sábado (1/9), foi realizada a formatura dos novos mestres da capoeira na região no anfiteatro Fernandes Peres de Farias. E na noite de sábado, uma roda aberta com os capoeiristas foi realizada na praça da Matriz. A programação de domingo, por meio do núcleo Berimbau Turismo, ficou por conta dos visitantes conhecerem o clube das águas quentes cujo encontro foi concluído com um grandioso almoço.
 
A coordenação do encontro foi do mestre Ventania, de Barra do Garças e ainda teve a participação do mestre Amador; o recém formado mestre Dragão, de Barra do Garças; mestre Canarinho, de Querência: mestre Dragão de Querência, professor Tinin da cidade de Nova Xavantina; do grupo Ayê Capoeira, contramestre Canga do grupo Nativo Capoeira de Aragarças; mestrando Kunta e contramestre Morcego, de Água Boa MT, Professor Thiago Fumaça, de Barra do Garças; mestrando Tatanka e contramestre Claridade, de Canarana.

O professor Grande, do grupo Cadeias de Primavera do Leste; professor Flecha, de Inhumas-GO; os mestres André e Léo, de Brasília; contramestre historiador da cidade de Iporá-GO; mestre Piscina. Brasília; contramestre Zé do Pulo, de Pontal do Araguaia; estagiário Peixe, do grupo Cadeias de Nova Xavantina; Instrutor Arruda, de São Francisco-MG; mestre Le e a professora naja da cidade de Anápolis GO, do grupo Centro Oeste Capoeira, mestre Luck do grupo Aruandê da cidade de Uberlândia MG.

O contra mestre Berra boi de Aragarças-GO, professor Deire de Àgua Boa MT, contra mestre Boiadeiro, mestre Pepi Planaltina DF, mestre Zagão de Brasília DF, mestre furão Centro Cultural Capoeira de Brasília DF, graduado Alemão Centro Cultural capoeira Brasília DF , Instrutor cromado Piranhas GO, mestre Sarara de Rondonópolis MT, e muitos alunos e pais e com uma grande participação da população do Araguaia, que compareceram ao evento que teve a cobertura da divulgação do aluno e produtor cultural do mestre ventania Wesley de Brito Gonçalves.

Todos os participantes e família do mestre ventania desejam votos de sucesso e felicidades pelos seus 39 anos de capoeira a região do Araguaia.

Formados 2018

Professor
Professor Deir de Àgua Boa MT,
Professor Thiago Fumaça de Barra do Garças MT

Contra Mestre
Contra Mestre Historiador da cidade de Iporá GO
Contra Mestre Claridade da cidade de Canarana MT
Contra Mestre Morcego da cidade de Canarana MT
Contra Mestre Berra oi da cidade de Aragarças GO
Contra Mestre Zé do pulo da cidade de Pontal do Araguaia MT
Contra Mestre Boiadeiro da cidade de Barra Garças MT

Mestrando
Mestrando Tatanka e da cidade de Canarana MT
Mestrando Kunta da cidade de Água Boa MT,

Mestre
Mestre Dragão de Barra do Garças MT
,

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »