Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/08/2018 às 16h26min - Atualizada em 30/08/2018 às 16h26min

Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo chega na reta final em Barra do Garças

Secretaria Municipal de Saúde pretende alcançar até o final da campanha, 95% de cobertura em Barra do Garças.

Dhyego Rodrigues / Secom - BG
Araguaia Notícia
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que teve início no começo do mês, chega na reta final nesta sexta-feira (31). Até o momento já foram vacinadas 2.824 crianças de 01 a menores de 05 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos pais em levarem as crianças aos postos de saúde para que a doença permaneça erradicada em todo país.

Em Barra do Garças a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada pelo Poliovírus (sorotipo 1,2 e 3), vírus que vive no intestino e que pode levar à paralisia parcial ou total. A infecção é feita por via fecal-oral, ou seja, sua transmissão ocorre através do contato direto das fezes ou com secreções que saem pela boca da pessoa infectada.

Já o sarampo faz parte das chamadas doenças exantemáticas. Assim como a Poliomielite, é um doença aguda infecciosa cujas manifestações são cutâneas de origem viral. Tem um período de incubação de cerca de 14 dias após exposição ao vírus. Transmite-se, via aérea, por contacto direto com gotículas respiratórias de um indivíduo infetado. O doente é contagioso até cerca de 4 dias após o início do exantema.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »