Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/08/2018 às 07h21min - Atualizada em 24/08/2018 às 07h21min

Carreta de combate à hanseníase estará no Vale do Araguaia levando tratamento e conscientização de que essa enfermidade tem cura

A carreta vai começar o giro por MT na cidade de Comodoro neste sábado, 25/8 e depois estará em Primavera do Leste, Novo São Joaquim, Água Boa, Canarana e Cocalinho.

Assessoria / Água Boa News
Araguaia Notícia
A Carreta Novartis da Saúde chega ao estado do Mato Grosso oferecendo atendimento gratuito e exames para hanseníase, além de esclarecer dúvidas da população sobre a doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.
 
Mato Grosso é o estado com mais casos de hanseníase no Brasil. Em 2017, mais de três mil pacientes foram diagnosticados com a enfermidade¹. A doença já deveria estar erradicada, mas atinge cerca de 30 mil pessoas no país ao ano². O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase³, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente no SUS.
 
O primeiro município a receber a Carreta Novartis da Saúde é Comodoro (MT). Nos dias 28 e 29 de agosto, o atendimento será feito no Centro de Eventos “Lourenço Nambikwara. Depois de Comodoro, a carreta segue percorrendo o interior do estado até o fim de outubro, passando por cidades como Vale de São Domingos, Jauru, Tangará da Serra, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Colider, Itaúba, Diamantino, Rosário D'Oeste, Primavera do Leste, Novo São Joaquim, Água Boa, Canarana e Cocalinho.
 
Desde 2009, a Novartis possui a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase também são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. Apesar de não ter cura, o tratamento é capaz de controlar a doença e bloquear a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »