Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/05/2013 às 19h54min - Atualizada em 08/05/2013 às 19h54min

Município com alto índice de eleitores passa por revisão e terá voto biométrico

Olhar Direto
Olhar Direto

A cidade de Araguaiana, a 560 km de Cuiabá, está passando por revisão eleitoral devido ao alto índice de eleitores e para implantação também do voto biométrico, onde o eleitor será identificado pela impressão digital junto à urna eletrônica. A revisão eleitoral começou dia 29 de abril e irá até o dia 31 de maio. Uma equipe da Justiça Eleitoral está na cidade conferindo se realmente os 2.892 eleitores mencionados moram em Araguaiana.

Aqueles que não comparecerem durante a revisão terão os títulos eleitorais cancelados. Em 2009, uma denúncia protocolada por Odair José Braga levantou a suspeita que Araguaiana estaria com índice muito alto de 91% das pessoas do município seriam eleitores. Uma conta rápida mostra que isso é impossível.

A cidade tem 3.197 moradores, segundo o IBGE, dos quais 741 estariam na faixa-etária de zero a 14 anos e teria então aptos a votar 2.456. Todavia o número de eleitores da cidade é de 2.892.

A revisão eleitoral e coleta de dados das pessoas para implantação do voto biométrico estão sendo feitas junto a biblioteca do município das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas. É obrigatório comparecimento dos eleitores inscritos ou transferidos até o dia 29 de março sob pena de cancelamento do título eleitoral.

A comissão responsável pela revisão e implantação do voto biométrico em Araguaiana é dirigida pelo juiz da 9ª zona eleitoral de Barra do Garças, Jurandir Florêncio de Castilho Júnior; e a fiscalização de competência do Ministério Público Estadual (MPE).
Para revisão, o eleitor tem que levar documentos pessoais e um comprovante de endereço que pode ser conta de água, luz ou correspondência que tenha recebido no mínimo três meses e no máximo um ano antes do período de revisão.

O voto biométrico em Mato Grosso está sendo inserido nas cidades de Araguaiana, Campos de Júlio, Cocalinho, Indiavaí, Lucas do Rio Verde, Luciara, Nobres, Planalto da Serra, Poconé, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Rosário Oeste e Serra Nova Dourada já para o pleito de 2014. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90