27/07/2018 às 07h15min - Atualizada em 27/07/2018 às 07h15min

Traçado da ferrovia Fico passa a 8 km de Nova Nazaré no Araguaia

Kassu / Água Boa News
Araguaia Notícia
O traçado da Ferrovia do Centro-Oeste (FICO) cruza a MT-326 há 08 km de Nova Nazaré entre a cidade e o trevo da MT-240. A reportagem conseguiu encontrar um marco dentro de uma fazenda há 800 metros da rodovia. Dois funcionários de uma empresa vinculada a mineradora Vale já estão trabalhando na região.  

A primeira etapa será de 383 km trecho que liga Campinorte em Goiás a Água Boa. O recurso  está vindo das prorrogações de concessões das ferrovias do Carajás (Pará e Maranhão) e da Vitória-Minas (Minas Gerais e Espírito Santo), que gerarão cerca de R$ 4 bilhões. Tanto o Pará quanto o Espírito Santo estavam requerendo o recurso, mas o Governo Federal, por meio do presidente Michel Temer, entendeu que é muito importante priorizar, neste momento, a FICO.

Andamento – Segundo o Governo Federal, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e o Projeto Básico desta primeira etapa da FICO foram contratados pela Valec. O trecho conta com a licença prévia 493/2014. 
 
A expectativa é que o primeiro trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste esteja pronto em quatro anos, em função do período para elaboração do projeto executivo e da licença de instalação.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

75.1%
23.6%
1.3%