Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/07/2018 às 19h13min - Atualizada em 21/07/2018 às 19h13min

Eclipse lunar dia 27 de julho poderá ser visto em Barra do Garças

Cenário MT
Araguaia Notícia
Telma Cenira Couto da Silva – doutora em Astronomia (IAG – USP) e professora aposentada da UFMT
No dia 27 de julho ocorrerá um eclipse lunar total, observável em algumas regiões da Terra. Com cerca de 103 minutos de duração esse será o eclipse lunar mais longo do século 21 -naturalmente, para quem puder assistir a todas as fases desse eclipse lunar. Apenas parte do segundo eclipse lunar parcial poderá ser observado em nossa região e na maioria do país.  Quanto mais a leste estiver o observador melhor será  a observação do evento. O horário do eclipse lunar vale para todas as localidades, respeitando o fuso horário.

No horário de Brasília, o primeiro eclipse lunar parcial começará às 15h24min, com a Lua abaixo do horizonte e, portanto, não visível. O eclipse total da Lua iniciará às 16h30min, e terminará às 18h13min. O começo da totalidade desse eclipse não será observado, mas diversos moradores situados mais a leste poderão observar parte do eclipse lunar total.  Logo após, começará o segundo eclipse parcial que terminará às 19h19min. Nesse horário terminará a parte visível do eclipse.  Depois, haverá um eclipse penumbral, quando a Lua apenas diminui o seu brilho e que não  é detectável sem a utilização de equipamentos específicos.

Em Barra do Garças, por exemplo, que segue o horário de Brasília, o eclipse parcial terminará às 19h19min, mas a Lua estará a cerca de 13 graus e meio do solo. Portanto, será um pouco mais fácil para os moradores dessa região observarem o fenômeno.

Preste atenção num objeto alaranjado à direita e acima da Lua. Esse objeto muito brilhante é o planeta Marte e poderá ser facilmente identificado.

Para quem não conseguir observar esse eclipse lunar há uma boa notícia. No  final da noite de 20  de janeiro de 2019  e começo da madrugada  de 21 de janeiro desse ano haverá um eclipse lunar total que poderá ser observado em todo Brasil, desde que as condições climáticas permitam.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90