21/07/2018 às 19h13min - Atualizada em 21/07/2018 às 19h13min

Eclipse lunar dia 27 de julho poderá ser visto em Barra do Garças

Cenário MT
Araguaia Notícia
Telma Cenira Couto da Silva – doutora em Astronomia (IAG – USP) e professora aposentada da UFMT
No dia 27 de julho ocorrerá um eclipse lunar total, observável em algumas regiões da Terra. Com cerca de 103 minutos de duração esse será o eclipse lunar mais longo do século 21 -naturalmente, para quem puder assistir a todas as fases desse eclipse lunar. Apenas parte do segundo eclipse lunar parcial poderá ser observado em nossa região e na maioria do país.  Quanto mais a leste estiver o observador melhor será  a observação do evento. O horário do eclipse lunar vale para todas as localidades, respeitando o fuso horário.

No horário de Brasília, o primeiro eclipse lunar parcial começará às 15h24min, com a Lua abaixo do horizonte e, portanto, não visível. O eclipse total da Lua iniciará às 16h30min, e terminará às 18h13min. O começo da totalidade desse eclipse não será observado, mas diversos moradores situados mais a leste poderão observar parte do eclipse lunar total.  Logo após, começará o segundo eclipse parcial que terminará às 19h19min. Nesse horário terminará a parte visível do eclipse.  Depois, haverá um eclipse penumbral, quando a Lua apenas diminui o seu brilho e que não  é detectável sem a utilização de equipamentos específicos.

Em Barra do Garças, por exemplo, que segue o horário de Brasília, o eclipse parcial terminará às 19h19min, mas a Lua estará a cerca de 13 graus e meio do solo. Portanto, será um pouco mais fácil para os moradores dessa região observarem o fenômeno.

Preste atenção num objeto alaranjado à direita e acima da Lua. Esse objeto muito brilhante é o planeta Marte e poderá ser facilmente identificado.

Para quem não conseguir observar esse eclipse lunar há uma boa notícia. No  final da noite de 20  de janeiro de 2019  e começo da madrugada  de 21 de janeiro desse ano haverá um eclipse lunar total que poderá ser observado em todo Brasil, desde que as condições climáticas permitam.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

75.1%
23.6%
1.3%