Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/07/2018 às 23h13min - Atualizada em 09/07/2018 às 23h13min

15 de julho será comemorado o Dia do ET em Barra do Garças

A maior cidade do Vale do Araguaia famosas pelas praias, cachoeiras e serras ganhou destaque também com o discoporto para receber discos voadores e agora com o dia do ET

Francis Amorim / RDNews
Araguaia Notícia
A cidade de Barra do Garças que ficou famosa no final da década de 90 com a lei autorizando a construção de um discoporto, um aeroporto para discos voadores, cujo projeto de Valdon Varjão ficou conhecido mundialmente. E de três anos para cá, a cidade definiu no seu calendário o Dia do ET. A proposta pode pararecer esdruxula mas virou um atrativo durante a temporada de praia.

Acompanhe essa reportagem bacana que foi feito sobre este assunto pelo jornalista Francis Amorim e que está no site RD News e replicamos aqui no Araguaia Notícia:

Rd News

Embora ainda não tenha a confirmação da presença de extraterrestres, o Dia do ET, comemorado no segundo domingo do mês de julho, em Barra do Garças, não passa em branco. A data é lembrada ao menos com a participação do ET Caipira, personagem criado pelo artista plástico Osmar Cláudio para simbolizar esse dia especial no calendário oficial do município.

 Aprovado pela Câmara em outubro de 2015, o projeto de autoria do vereador à época, Weliton Andrade, o Mandioquinha, se transformou em lei e passou de 2016 pra cá, a ser comemorada como o Dia do ET, um ingrediente a mais para despertar o interesse dos turistas para a cidade que foi a primeira no mundo a reservar uma área para a construção de um discoporto, um aeroporto para extraterrestres.

 Pelo terceiro ano consecutivo, o Dia do ET será lembrada pela manifestação solitária do ET Caipira. Osmar Cláudio, com uma vestimenta verde, que simboliza um 'marciano', sai às ruas para comemorar a data reservada aos seus 'irmãos' extraterrestres. Além de sair às ruas, o ET fica disponível para sessões de fotos e autógrafos.

 "Barra já se tornou conhecida pelo discoporto, mas faltava um atrativo a mais para os ETs virem à cidade. Então, a criação desse dia acrescentar o que faltava. Resolvi com isso, criar esse personagem para marcar a data e manter vivo esse misticismo que cerca a região sobre a presença de objetos voadores não identificados", disse o artista.

 Programação

 A programação que marcará as comemorações do Dia do ET começa nas primeiras horas da manhã, na 'Toca do ET', no bairro Jardim Pitaluga. O "extraterrestre tupiniquim" concedeu uma entrevista à imprensa e de lá seguiu para a feira dominical no bairro Alto da Boa Vista e no período da tarde, deu uma esticada ao Parque das Águas Quentes e na praia Quarto Crescente, em Aragarças (GO), onde ocorre a temporada 2018.

 "Brincar com as pessoas, especialmente, as crianças que gostarm do personagem. O que queremos é dar um pouco de alegria ao povo diante de um mundo tão sofrido como está. O ET Caipira nada mais é do que um ser humano que gosta de alegrar as pessoas com seu jeito pitoresco de ser", afirmar Osmar, que é conhecido também por Ben Ti Vi.

 Discoporto[Discoporto]  Discoporto fica no Parque Estadual da Serra Azul. Barra é a 1ª cidade a reservar uma área para a construção de um  aeroporto para extraterrestres.

 A criação do Dia do ET teve como inspiração o projeto do ex-vereador Valdon Varjão (já falecido), aprovado pela Câmara na década de 90, reservando no Parque Estadual da Serra Azul (à época a área de preservação não existia), um espaço para a construção de um discoporto para receber aeronaves tripuladas por seres de outros planetas. Inicialmente, a ideia virou símbolo da chacotas, mas ganhou espaço na mídia por ser algo inusitado no mundo e inspirou o também vereador Mandioquinha a criar da data.

 Na área reservada ao discoporto, o ex-vereador com o apoio da prefeitura, ergueu réplicas de supostos discos voadores para a visitação pública e cenário para fotografias. O local era um dos mais visitados de Barra, no entanto, as visitas estão suspensas por determinação judicial, para a execução de obras de infraestrutura no parque.

 "O Dia do ET faz parte do calendário oficial de eventos do município e, graças ao empenho do artista plástico, vem sendo comemorado", destacou o secretário interino de Cultura de Barra do Garças, George Câmara Maia.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90