Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/06/2018 às 12h36min - Atualizada em 06/06/2018 às 12h36min

Recém-nascida indígena passa bem após ser enterrada viva

G1 MT
Araguaia Notícia
Uma índia recém-nascida foi resgatada depois de ser enterrada viva pela família dela, nessa terça-feira (5), em Canarana, a 838 km de Cuiabá. A Polícia Militar informou ter recebido uma denúncia de que um bebê havia morrido logo após o parto e tinha sido enterrado no quintal de uma casa, sem passar pelo Instituto Médico Legal (IML), e chamou a Polícia Civil.

A família disse à polícia que achou que a criança estivesse morta e que, por isso, a enterrou.

O bebê, tido como morto, estava enterrado em uma cova de 50 centímetros de profundidade. A polícia descobriu que a recém-nascida estava viva no momento em que os policiais cavavam para retirar o corpo do local.

Segundo a Polícia Civil, o bebê foi internado e o estado de saúde dele é considerado bom.

A mãe do bebê tem 15 anos e deu à luz no banheiro de uma casa da família de indígenas, que vive na zona urbana de Canarana. O parto teria ocorrido ao meio-dia de terça-feira.

O resgate

A denúncia anônima feita à polícia na tarde de terça-feira dizia que o bebê havia morrido durante o parto e sido enterrado no quintal dessa casa. Com isso, os policiais foram até o local para saber o que tinha acontecido e retirar o corpo e levá-lo ao IML.

À polícia, a família disse que havia enrolado o corpo da criança em um pano e enterrado em uma cova. Eles indicaram o local onde o corpo estava e os policiais começaram a cavar. Isso por volta de 22h (horário de Mato Grosso).

“Um dos policiais começou a cavar com uma enxada, com muito cuidado e devagar, até que puxou um pano. Nisso, ele ouviu um gemido, quase um choro, como se a criança estivesse resmungando. Ele gritou 'a criança está viva!’”, relatou uma policial ao G1.

Socorro

A criança foi levada às pressas por uma ambulância para o hospital da cidade. Ela recebeu oxigenação e começou a ser atendida na unidade de saúde.

O bebê foi transferido de Canarana para o Hospital Regional de Água Boa, a 736 km de Cuiabá, onde continua internado.

Os médicos descobriram que o recém-nascido teve um afundamento no crânio. O bebê passou por um exame de raio-X que apontou duas fraturas na cabeça.

Parto no banheiro

A mãe da criança disse que começou a sentir contrações e foi ao banheiro. Ela estava sozinha no cômodo e teve a criança em parto normal. Os outros indígenas estavam do lado de fora da casa.

“A criança caiu no chão do banheiro e bateu a cabeça. Eles [a família] ficaram observando e, como o bebê não chorou, nem esboçou reação, entenderam que estava morto. Um dos anciãos pegou essa criança, sem a mãe e a avó perceberem, e a enterrou”, comentou a policial.

Investigação policial

A mãe e a avó da criança foram levadas para a delegacia onde prestaram depoimento à Polícia Civil.

Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil de Canarana. Os policiais tentam identificar a pessoa que enterrou a criança.

Até a manhã desta quarta-feira (6), nenhuma pessoa havia sido presa ou identificada.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »