Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/05/2018 às 12h23min - Atualizada em 26/05/2018 às 12h23min

Morre dona Dorina, a parteira mais conhecida de Barra do Garças

Ronaldo Couto
Araguaia Notícia
Familiares contam que ela fez mais de três mil partos e começou a ser solicitada como parteira na década de 50 quando surgiu o município de Barra do Garças. Dorina estava com 89 anos

Faleceu por volta de 1 hora da madrugada de sábado (26/5), no Pronto Socorro Municipal, mais uma pioneira de Barra do Garças, Dorina da Cruz Silva, que era conhecida como Dorina Parteira e que realizou segundo a família mais de três mil partos na cidade.

No passado, era comum essa função exercida normalmente por mulheres com certa habilidade para acompanhar partos. E foi assim Dorina ficou conhecida na região de Barra do Garças.

Ali mesmo na casa dela, na rua Carlos Gomes na esquina do Supermercado Cogal, a pioneira acompanhou vários partos até mesmo de pessoas conhecidas que exercem cargos na política, na polícia e no comércio.

A pioneira estava bastante debilitada em função da idade e acabou morrendo em função de uma pneumonia. Ela chegou em Barra do Garças na de 40 vindo da Bahia da cidade de Correntina e aqui constituiu a sua família com esposo (já falecido) Alípio Moreno da Silva. 

Dorina deixa nove filhos: Gercina, Irani, Maria, Eduardo, José, Manoel, Milton, Valdemir conhecido Dominguinhos que era piloto de motocross e hoje trabalha com som. A pioneira está sendo velada na residência dela, na rua Carlos Gomes, e o sepultamento será domingo às 08 horas da manhã. O prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, emitiu uma nota de pesar lamentando a morte da pioneira:

Nota de Pesar do Prefeito Roberto Farias à família de Dona Dorina
 
É com todo pesar que vimos trazer a triste notícia do falecimento de Dorina da Cruz Silva, uma das primeiras parteiras de Barra do Garças.

Dona Dorina é natural da Bahia e veio para Barra do Garças na década de 40 e como pioneira teve um papel de grande relevância para o crescimento do município e deixou lições de amor, solidariedade e amizade.

Dorina teve nove filhos e faleceu aos 89 anos de idade, estendemos nossas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor.
 ----

Descanse em paz Dorina Parteira !!!! Deixamos aqui nosso sentimento... Ronaldo Couto, site Araguaia Notícia e Tv Band de Barra do Garças 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90