15/05/2018 às 13h19min - Atualizada em 15/05/2018 às 13h19min

Indígenas são treinados para combater incêndio no Parque do Xingu em MT

Depois de treinamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), 62 indígenas foram contratados como brigadistas para atuar nas áreas do parque.

G1 MT
Araguaia Notícia
Sandro Benevides/ Ibama
Índios do Parque Nacional do Xingu passaram por um treinamento de combate a incêndio em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O treinamento foi dado entre abril e maio pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Ao final do curso, 62 deles foram contratados para trabalhar como brigadistas. Eles vão atuar nas brigadas de incêndio.

A escolha dos profissionais é feita com base no desempenho durante o curso. São realizadas duas provas para testar a aptidão física e a habilidade na utilização de ferramenta agrícola.

De acordo com o analista ambiental Yougo Marcelo Miyakawa, do Ibama, os indígenas aprendem a identificar e a se portar diante de um incêndio, assim como a classificar os tipos de incêndio, os meios de combate, os equipamentos necessários e noções de primeiros- socorros.

“Os indígenas aprendem tudo o que é necessário para identificar e combater um incêndio. Além disso, são ensinadas ações de prevenção a incêndio, construção de aceiros, monitoramento e ações de educação ambiental nas comunidades indígenas”, contou.
Índios com melhor desempenho são contratados para atuar em brigadas (Foto: Sandro Benevides/ Ibama)

Índios com melhor desempenho são contratados para atuar em brigadas (Foto: Sandro Benevides/ Ibama)


O primeiro treinamento foi dado entre os dias 23 e 27 de abril, no baixo Xingu, e o segundo entre 30 de abril e 4 de maio, no alto Xingu. Em cada região, a capacitação tem duração de cinco dias.

O Ibama criou o programa de brigadas indígenas federais no Parque Indígena do Xingu em 2012.

“Desde então, todo ano o Ibama promove cursos de capacitação para brigadistas de combate a incêndios florestais e contrata por seis meses os indígenas como brigadistas”, explicou.
Treinamento de indígenas  (Foto: Sandro Benevides/ Ibama)

Treinamento de indígenas (Foto: Sandro Benevides/ Ibama)


Conforme o analista, o curso tem o objetivo de associar o uso do fogo como ferramenta de conservação do ambiente natural.

“Nesse treinamento tem a aplicação do conhecimento tradicional deles quanto a floração e frutificação em períodos de seca e chuvas, incidência de animais para a caça, etc”, disse.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »