Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/05/2018 às 14h23min - Atualizada em 07/05/2018 às 14h23min

Criança de Canarana com 'sopro no coração' continua aguardando vaga em UTI neonatal em Cuiabá

João Gabriel tem 26 dias de vida e espera por vaga em UTI e cirurgia cardiovascular desde sexta-feira (4). Ele está internado no Hospital Regional de Água Boa.

Por Ianara Garcia, TV Centro América
Araguaia Notícia
Há três dias esperando por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o recém-nascido João Gabriel Tauffer Silva, de 26 dias de vida, sofre de uma cardiopatia conhecida como sopro no coração e luta para sobreviver.

Segundo o governo, o Setor de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) tenta cumprir a determinação judicial e disponibilizar um leito de UTI neonatal com cardiologia para o paciente. "A UTI aérea já está autorizada para fazer o transporte da criança assim que for liberada uma vaga na rede pública ou particular", diz trecho da nota enviada pelo órgão.

O menino está internado na ala pediátrica do Hospital Regional de Água Boa, a 736 km de Cuiabá, e necessita de uma cirurgia cardiovascular com urgência. Para a mãe, Cândida Tauffer, cada minuto que passa sem uma resposta faz aumentar a preocupação.

João nasceu com pouco mais de 3 kg e 47 centímetros. Segundo a mãe, assim que nasceu, a pediatra percebeu um leve sopro no coração, mas afirmou que aquilo sumiria dentro de 15 dias, o que não ocorreu.

"Quando retornamos, depois de 26 dias, a cardiopatia tinha agravado", explicou a mãe.

Como o hospital de Água Boa não tem recursos, a Defensoria Pública ingressou com uma ação judicial para garantir a vaga para o bebê e conseguiu uma decisão favorável no domingo (6). A liminar determina que uma UTI seja disponibilizada para João dentro de 24 horas. O problema é que ainda não há vagas disponíveis no estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), há 197 leitos de UTIs pediátrica e neonatal em todo o estado. Porém, para atender a demanda, seria necessária a criação de pelo menos mais 168 leitos.

VAGA SAIU NO FINAL DA TARDE DE SEGUNDA-FEIRA 

A informação é que a vaga saiu numa UTI neonatal da cidade de Rondonópolis. Todavia, a criança tem indicativo de cirurgia cardiovascular e dependendo da situação terá que ir para Cuiabá ou um centro mais avançado de saúde. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90