Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/05/2018 às 16h33min - Atualizada em 04/05/2018 às 16h33min

MPF recomenda reforma em Central de Distribuição de Vacinas de Barra do Garças

Assessoria / MPF - MT
Araguaia Notícia
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, por meio da sua Unidade em Barra do Garças (MT), expediu recomendação à Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, para que promova a reforma do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, onde funciona também a Central de Distribuição de Vacinas.

A recomendação é resultado de inquérito civil público, instaurado para apurar a situação da Central de Vacinas em Barra do Garças, que é responsável pela distribuição dos imunobiológicos em 10 municípios Mato-Grossenses: Barra do Garças, Araguainha, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu.

A atuação do MPF é justificada, pois sua atuação em tema de saúde pública alinha-se à sua atribuição constitucional quando voltada ao aperfeiçoamento do sistema público de saúde para todos, garantindo assim o adequado acesso com igualdade e universalidade.

Durante inspeção realizada pelo MPF ao Escritório Regional de Saúde em Barra do Garças, no dia 20 de abril de 2018, foi constatada a necessidade de trocar os equipamentos de refrigeração da unidade. Situação em que a própria Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso já diligenciou neste sentido, conforme verificado no Memorando Circular nº 033/2018/GEIMUP/COVEP/SVS/SES-MT de 28/03/2018, por meio do qual informava que os novos equipamentos de refrigeração (câmaras de conservação de imunobiológicos e freezers) da regional de Barra do Garças/MT seriam entregues entre 16 a 21/04/2018.

Ressalta-se que a aplicação de imunobiológicos ineficazes em razão da inativação dos componentes das vacinas pela má refrigeração coloca em risco a saúde pública em sentido amplo permitindo o surgimento de casos de uma certa doença acima do número esperado, sem prejuízo de outros resultados.

Diante das condições verificadas in loco, o MPF expediu recomendação, dirigida ao Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, para que realize no prazo de até 6 (seis) meses, prorrogável mediante justificativa razoável, a reforma do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças/MT, a fim de que a estrutura física da unidade atenda as diretrizes delineadas no Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90