Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/04/2018 às 06h50min - Atualizada em 26/04/2018 às 06h50min

Prefeitos são excluídos por deputados federais e reivindicam verba para saúde

O prefeito Roberto Farias levantou essa bandeira que o Araguaia foi esquecido pela bancada federal. A insatisfação dos gestores já foi manifestada junto a AMM.

Francis Amorim / Rdnews
Araguaia Notícia
A exclusão dos hospitais públicos da região do Araguaia do pacote de emendas impositivas da bancada federal de Mato Grosso está preocupando os prefeitos que necessitam de reforço de caixa para a manutenção das unidades de saúde de âmbito regional. Em Barra do Garças, o prefeito Beto Farias (MDB) mostrou-se apreensivo. 

Segundo ele, a maioria dos municípios contemplados está na região norte do Estado, com a exclusão do Araguaia. “Nós temos três hospitais que atendem na região de Barra do Garças, com alta e média complexidade. Vejo com preocupação essa questão pelo fato de já enfrentarmos problemas na saúde com a escassez de recursos e ainda sermos preteridos”, disse.

Beto defende uma mobilização dos prefeitos, vereadores e da comunidade para sensibilizar a bancada federal a rever a relação de municípios excluídos. A insatisfação já foi manifestada à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). “Vamos nos mobilizar e cobrar equilíbrio para que não sejamos prejudicados ainda mais”, manifestou.

O prefeito de Barra do Garças lembra que existem cidades ricas de outras regiões com hospitais bancados pelo Estado e, no Araguaia, as três unidades recebem recursos aquém da demanda. “Um exemplo é o Hospital Municipal. 70% das despesas são custeadas pela prefeitura com uma contrapartida pequena do Estado e da União e atendendo mais de 30 cidades”, reclama.

“Queremos que os senadores e deputados revejam essa questão e nos incluam nesse pacote para que a população não seja penalizada”, disse Farias, lembrando que Barra do Garças está dobrando o número de leitos de UTIs, colocou em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e vem, mesmo sem recursos, buscando amenizar os problemas que a saúde enfrenta no município.

Na reunião de bancada realizada na primeira quinzena deste mês, em Brasília, ficou definido um pacote no valor de R$ 56 milhões que será distribuído para 28 municípios. Sinop receberá o maior montante, R$ 14 milhões.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »