Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/04/2018 às 17h58min - Atualizada em 25/04/2018 às 17h58min

Assembléia Legislativa realiza quinta (26/4) audiência sobre Parque Serra Azul na Câmara de Barra do Garças

A discussão sobre o perímetro do parque Serra Azul foi solicitada pelo deputado estadual Daltinho e o evento será realizado no plenário da Câmara. Ambientalistas e apaixonados pelo parque estão convidados para participarem desta audiência

Adriane Rangel / Assessoria AL - MT
Araguaia Notícia
A Assembleia Legislativa realiza, na quinta-feira (26/4), audiência pública para debater o perímetro do Parque Estadual da Serra Azul, no município de Barra do Garças. O objetivo é regularizar a área do parque e solucionar os constantes conflitos que envolvem famílias que residem dentro da área delimitada pelo governo do estado.

“Há muito tempo que esse problema ocorre em Barra do Garças. Trata-se de uma dificuldade social com centenas de famílias. Temos que debater com representantes do governo, classe empresarial e políticos de Barra do Garças para chegarmos a uma solução imediata”, disse o deputado Adalto de Freitas (Patriota), idealizador da audiência pública.

Vale destacar que o Parque Serra Azul tem 11 mil hectares e vegetação típica do Cerrado. Foi criado como uma das 46 unidades de conservação do estado a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. A Unidade de Conservação (UC) possui inúmeras cachoeiras e áreas de interesse espeleológico e arqueológico. O parque teve dois atrativos reabertos pela Sema, regional Barra do Garças, duas rampas de voo livre e visitação monitorada ao parque para instituições de ensino.

De acordo com o diretor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), regional Barra do Garças, Davi Lincoln de Campos, a fauna do parque é típica do Brasil Central, onde vários animais habitam a região, como capivara, anta, tamanduá-bandeira, lobo-guará, cachorro-do-mato-vinagre, tatus, diversas espécies de macacos, aves, morcegos etc.

O diretor comentou ainda que, nas áreas do Cerrado, há veados-campeiros, emas e siriemas. Também abriga populações de onças-pintadas e onças-pardas, além disso, há répteis e peixes nos rios.

“Essa nova delimitação do parque vai acabar com o problema social. Há muitos atritos e aborrecimentos entre as famílias que vivem nas áreas limítrofes do parque. Elas estão pedindo há vários anos para debater esse impasse”, revelou Davi Campos. Outro ponto destacado pelo diretor regional da Sema é que o local conta com uma alta variedade de biodiversidade, predominando o Cerrado e suas variantes, como o cerradão e os campos naturais.

A audiência pública será no plenário da Câmara Municipal de Barra do Garças, a partir das 19 horas (horário de Brasília).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »