Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/04/2018 às 17h25min - Atualizada em 20/04/2018 às 17h25min

Barra recebe vacinas contra H1N1 e começa a vacinar nesta segunda-feira

A secretária Daniela Cortes disse que o município está seguindo corretamente os protocolos e não teve nenhum caso registrado de H1n1. Os casos suspeitos foram de pessoas que vieram de outras cidades, mas mesmo assim, nenhum caso foi confirmado

Araguaia Notícia
O município de Barra do Garças está recebendo cerca de 30% do lote previsto de vacinas contra a gripe influenza (H1N1) e a imunização começara na segunda-feira (23/4) pelos grupos de riscos, adiantou a secretária Daniela Cortes.

Ela informou que a cidade está seguindo corretamente o protocolo do Ministério da Saúde e até o presente momento não teve nenhum caso confirmado. “Vamos começar vacinar pelos grupos de risco e a campanha geral será realizada a partir de maio”, frisou.

A campanha nacional prevê uma imunização de 54,4 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo considerado "mais suscetível" ao agravamento de doenças respiratórias.

Veja qual é o público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS:
pessoas a partir de 60 anos
crianças de seis meses a cinco anos
trabalhadores da área de saúde
professores das redes pública e privada
mulheres gestantes e puérperas
indígenas
pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
profissionais do sistema prisional
portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenzaA contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

Tipos de vírus

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”.

Dia D será em 12 de maio

O Ministério da Saúde confirmou também que o Dia D será no próximo dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional. No dia, os 65 mil postos de vacinação do país estarão em funcionamento. A meta é distribuir 100% das doses para todo o público-alvo e, se eventualmente houver uma sobra de vacina, as demais pessoas serão imunizadas.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90