Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/04/2018 às 11h12min - Atualizada em 19/04/2018 às 11h12min

PJC e lideranças indígenas realizam reunião em São José do Xingu

Assessoria / PJC MT
Araguaia Notícia
Uma reunião com lideranças indígenas foi realizada pela Delegacia da Polícia Civil da cidade de São José do Xingu (1.200 km a Nordeste), após questionamento dos índios, sobre uma ocorrência que resultou na apreensão de dois adolescentes, autores de furto.

Conforme o delegado Marcello Henrique Maidame, na tarde do dia 06 de abril cerca de 50 índios, fizeram um movimento cobrando melhorias no atendimento de saúde indígena junto ao poder Executivo municipal. Na sequência, eles foram para a Delegacia tratar sobre a atuação dos policiais, no referido caso. 

“Os indígenas questionaram o fato dos investigadores terem encaminhado dois menores para delegacia, sendo que os silvícolas exigem que nos casos em que envolva indígenas, sejam estes entregues diretamente para a liderança indígena, para tomar as devidas providências segundo os seus costumes e crenças”, disse o delegado Marcello Henrique Maidame.

Durante reunião com presença da equipe da Polícia Civil, do cacique Bjdai Txucarramãe e outros vinte indígenas, foi explicado que o procedimento realizado pelos investigadores -é seguido inclusive para os infratores não indígenas- por determinação legal.

Ainda na oportunidade, vários indígenas esclareceram que jamais planejaram invadir a delegacia, depredar ou fazer  “refém” qualquer servidor, em discordância com boatos que corriam no município.

Em pouco mais de uma hora de reunião com os índios, "foi firmado o compromisso de que qualquer fato envolvendo indígena, estes seriam imediatamente comunicados, de acordo com o respeito das leis, fortalecendo assim a parceria entre a Polícia Civil e a população indígena", afirma o delegado. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »