Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/04/2018 às 13h52min - Atualizada em 17/04/2018 às 13h52min

MT é o estado do Centro-Oeste com mais cidades onde o câncer é a principal causa de mortalidade

Estudo aponta que 113 pessoas morreram de câncer em 16 cidades de MT Araguainha, menor cidade do Mato Grosso, é também a menor cidade da lista identificada.

G1 MT
Araguaia Notícia
Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste com mais cidades em que o câncer é a principal causa de morte. Dezesseis cidades mato-grossenses registraram 113 mortes pela doença em 2015. Os números foram divulgados nessa segunda-feira (16) em um levantamento inédito sobre 516 cidades de 5.570 municípios brasileiros.

O levantameno foi feito com base nos números oficiais mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM).

De acordo com a análise do Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a doença avança a cada ano.


No levantamento, a cidade de Alto Garças (a 366 km de Cuiabá) tem o maior número de casos no estado: 15 mortes. Em seguida, aparecem na lista as cidades de Terra Nova do Norte (648 km da capital), com 12 registros, e Porto dos Gaúchos (644 km de Cuiabá), com 9 mortes.

Também estão na lista as cidades de União do Sul, Araguainha, Conquista D’Oeste, Glória D’Oeste, Araguaiana, Indiavaí, Torixoréu, Ipiranga do Norte, São Pedro da Cipa, Nova Monte Verde, Nova Ubiratã e Apiacás.

Araguainha, menor cidade do Mato Grosso, é também a menor cidade da lista identificada pelo TJCC e CFM.

Um problema é o baixo número de centros de saúde de alta complexidade que oferecem o tratamento, credenciados pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, em todo o país são 296 unidades, sendo que apenas cinco delas estão em Mato Grosso.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90