Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/03/2018 às 23h04min - Atualizada em 28/03/2018 às 23h04min

Porto Alegre do Norte faz campanha de prevenção do câncer de colo de útero

Estas ações têm sido promovidas nas Unidades Básica de Saúde da Família 01 no Setor Buritis, 02 no Setor Central e 03 no Setor Aeroporto.

Prefeitura Porto Alegre do Norte / Rádio Eldorado Vila Rica
Araguaia Notícia
Assessoria
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre do Norte, através de suas Unidades Básica de Saúde, tem realizado durante este mês de março, inúmeras ações, a fim de conscientizar as mulheres, sobre a necessidade da realização de exames preventivos de câncer de colo uterino. Estas ações têm sido promovidas nas Unidades Básica de Saúde da Família 01 no Setor Buritis, 02 no Setor Central e 03 no Setor Aeroporto.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Romeu Martinez, durante todo o mês de março, os profissionais das unidades, estão abordando as pacientes na sala de espera das unidades, para que as mesmas realizem o exame de prevenção, conhecido como Papanicolau.

A enfermeira e Coordenadora de Atenção Básica, Siglia Maria, lembrou que além de todas ações realizadas pelas equipes de Saúde da Família, no dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada uma programação especial com palestras, roda de conversa, dinâmicas e, confraternização entre os presentes.

Técnicos do setor explicaram que na abordagem as pacientes, os profissionais dão detalhes sobre os exames, a doença e as formas de prevenção. Além disso, eles abriram horários extras para agendamento de consultas ginecológicas. Assim, as mulheres interessadas já podem aproveitar para marcar um horário para o preventivo.

Além disso, os profissionais das unidades estão realizando um trabalho especial, com as mulheres que sofrem de hipertensão e diabetes, fazendo o controle da pressão arterial, aferição da glicemia e medida de peso, além da dispensação de medicamentos.

O Câncer de colo de útero é responsável por mais de 250 mil mortes de mulheres por ano, o combate ao câncer de colo de útero também é pode ser feito por meio da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) através do calendário obrigatório do Programa Nacional de Imunizações do Sistema Único de Saúde e é aplicada em meninas com idade entre 9 e 14 anos, e em meninos de 12 a 13 anos (até 2020 devem ampliar a campanha para os jovens a partir dos 9 anos).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90