Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/03/2018 às 15h20min - Atualizada em 22/03/2018 às 15h20min

Barra do Garças tem 42.369 eleitores e pode aumentar este número com alistamento eleitoral

O juíz da 9ª zona eleitoral de Barra do Garças, Fernando da Fonseca Melo, está pedindo a população para procurar logo o cartório eleitoral no caso alistamento eleitoral e transferência para evitar correria nos últimos dias. O prazo de cadastramento se encerra dia 9 de maio.

Ronaldo Couto
Araguaia Notícia
TRE-MT
Está aumentando o numero de eleitores da maior cidade do Vale do Araguaia. Barra do Garças, que tem hoje segundo censo do IBGE 58 mil habitantes, está atualmente com 42.369 eleitores cadastrados cujo número pode aumentar com alistamento eleitoral que está em andamento.

O juiz responsável pela 9ª zona eleitoral, Fernando da Fonseca Melo, enviou uma nota ao site Araguaia Notícia informando detalhes sobre o período de alistamento eleitoral que termina no dia 9 de maio. Praticamente faltam dois meses para vencer este período, porém a preocupado do magistrado é a mania do brasileiro de sempre deixar as coisas para os últimos dias e se deparar com aquela correria de praxe.

Para tanto o cartório eleitoral de Barra do Garças está funcionando das 07h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira para cadastrar novos títulos eleitorais de jovens que vão completar 16 anos até o dia da eleição (7 de outubro) e a transferência de eleitores que se mudaram de outra cidade para Barra do Garças por exemplo.

No caso das transferências, tem algumas exigências que são pertinentes à pessoa observar. O eleitor precisa de um comprovante de residência pelo menos de três meses antes do fim do prazo de transferência que é 9 de maio e pode até ser um contrato de aluguel, mas que esteja em nome do conjugue, pai ou mãe.

O período de alistamento eleitoral serve para confecção do primeiro titulo de eleitor, transferência, revisão ou segunda via bem como para solucionar pendencias que levaram ao cancelamento de inscrição eleitoral.
Biometria

Sobre a questão da biometria, o magistrado explicou mais uma vez que o CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO não é obrigatório para eleitores de Barra do Garças. A biometria somente é obrigatória no pleito deste ano para as cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. Portanto não acredite nas notícias faltas de que o eleitor de Barra do Garças precisa fazer a biometria ou terá o título cancelado ou pagará alguma multa, isso não é verdade. Esse comentário infundado circulou bastante no WhatsApp.

Com relação ao atendimento, o juiz explicou que o cartório de Barra do Garças tem uma capacidade de atender 15 pessoas por hora e se restringe ao atendimento de 90 pessoas por dia. Desta forma, serão distribuídas senhas na quantidade exata à capacidade de atendimento.
Vale acrescentar que o cartório de Barra atende os eleitores de Barra do Garças, Araguaiana, Ribeirãozinho e Torixoréu.
Repetindo que o horário de funcionamento do cartório eleitoral de Barra do Garças é das 07h30 às 13h30 e funciona em anexo Fórum.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90